Notícia
Renault e Nissan preparam comercialização da pilha de combustível
A Renault e a Nissan estão a ultimar o desenvolvimento da pilha de combustível de modo a iniciar a comercialização em série deste tipo de propulsores a partir de 2005 nos mercados japonês e norte-americano, anunciaram as duas empresas.
Segundo a mesma fonte, «a simplicidade de funcionamento da pilha de combustível e o seu elevado potencial de funcionamento vão transformar este sistema como uma alternativa aos actuais blocos propulsores».
Pierre Beuzit, director de desenvolvimento e investigação da Renault acrescenta que «este tipo de motor terá prestações superiores a um modelo a diesel e terá um consumo inferior em 66% a um modelo equivalente a gasolina com uma autonomia superior em 500 quilómetros.
A Renault quer liderar o mercado deste tipo de propulsores a partir de 2010, estimando que em 2020 serão desenvolvidos progressos no domínio da armazenagem de hidrógeneo.
O construtor francês, que detém 44% da Nissan encontra-se a desenvolver com este último, o desenvolvimento de veículos térmicos e eléctricos que não serão comercializados antes de 2007, «devido ao seu custo elevado, refere a mesma fonte.