Notícia
Quota da Volkswagen na Europa em mínimos de cinco anos
Foi a primeira vez desde 2011 que a quota de mercado da marca alemã ficou, nos primeiros quatro meses do ano, abaixo de 24%. Os SUV da concorrência e o caso das emissões penalizaram posição na Europa.
O impacto do escândalo da manipulação dos valores das emissões de gases nocivos em veículos diesel, que deflagrou nos Estados Unidos, continua a fazer mossa e ditou o oitavo mês consecutivo de quedas para as vendas da Volkswagen (VW) na Europa.
Um recuo que está também a ter também impacto na quota de mercado da empresa, levando-a para valores mínimos de vendas que já não eram vistos há cinco anos. Nos primeiros quarto meses de 2016, a quota ficou nos 23,9%, sendo a primeira vez que toca um valor abaixo dos 24% desde 2011.
A perda de quota esteve também relacionada com a afirmação de marcas concorrentes e com a oferta de veículos desportivos utilitários (SUV) de insígnias como a BMW, a Mercedes e a Fiat. Ainda assim, a VW continua a ser o maior produtor da região.
Depois dos mínimos de há três anos, o sector automóvel continua a marcha de recuperação, tendo sido Abril o 32.º mês consecutivo de crescimento do mercado na Europa.