Notícia
Primos reúnem-se para debater "crise de liderança" na Volkswagen
Bastaram umas breves palavras do presidente da Volkswagen para o grupo automóvel viver uma "crise de liderança". Piëch e Porsche discordam quanto à continuação de Martin Winterkorn como CEO. A família vai decidir.
Ferdinand Piëch e Wolfgang Porsche vão reunir-se com outros membros da família para discutir o futuro da liderança do grupo Volkswagen, escreve a agência Reuters citando fontes próximas dos dois clãs.
O encontro chega poucos dias depois das polémicas declarações do presidente da Volkswagen, Piëch, sobre estar cada vez mais "afastado" do CEO Martin Winterkorn.
As palavras foram vistas como uma forma de reduzir as hipóteses de Winterkorn renovar como CEO em 2016 ou mesmo de substituir Piëch na presidência da Volkswagen no ano seguinte.
Wolfgang Porsche veio responder, considerando que a posição expressa pelo primo era uma "opinião pessoal". Também o estado de Lower Saxony (onde está sedeada a Volkswagen) e o representante dos trabalhadores saíram em defesa de Winterkorn.
Depois da reunião com os membros da família que controla o grupo automóvel, seguir-se-á uma reunião com todo o conselho de administração, esclarece a Reuters. A intenção é perceber o impacto desta troca de opiniões na esfera pública para o futuro do grupo automóvel.
Na origem da opinião de Ferdinand Piëch estará o recente plano de redução de custos, na ordem dos cinco mil milhões de euros até 2017, para fazer face ao fraco desempenho da companhia no mercado norte-americano.
A reunião anual de accionistas está marcada para 5 de Maio.