Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Noruega ultrapassa Portugal e é líder nos carros eléctricos

Após o abrandamento do projecto de mobilidade eléctrica em Portugal, em que foram vendidos 65 carros eléctricos no ano passado, a Noruega passou a ser o país líder neste novo tipo de tecnologia graças a uma política de incentivos.

17 de Abril de 2013 às 15:34
  • ...

A Noruega, também conhecida por ser um dos grandes exportadores de petróleo do mundo, lançou um programa de mobilidade com emissões zero em Outubro de 2011, tornando-se rapidamente o país com mais carros eléctricos per capita do mundo, uma das razões por que a Nissan escolheu a capital Oslo para apresentar a segunda geração do seu carro eléctrico, o Leaf.

 

Em Portugal, o programa Mobi.e, actualmente em revisão, praticamente estagnou após o programa de assistência da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia, Banco Central Europeu) e, embora toda a rede esteja a funcionar, os planos de desenvolvimento estão agora a ser repensados.

 

O fim dos incentivos à compra do carro eléctrico e os preços praticados pelas marcas para a venda dos veículos, bem como uma crise profunda das vendas de automóveis nos últimos anos não ajudou ao sucesso da mobilidade eléctrica em Portugal.

 

Enquanto isso, na Noruega, o Governo isentou os carros de Imposto Sobre Valor Acrescentado (IVA) e de taxas rodoviárias, sendo que este tipo de veículo não paga portagens nas auto-estradas, túneis e 'ferries' e podem ainda utilizar as faixas 'bus' para se deslocarem.

Além disso, um condutor de um automóvel eléctrico beneficia também de estacionamento grátis e os postos de carregamento de electricidade são, até agora, oferecidos.

 

Um dos segredos para o sucesso da Noruega para este tipo de carros é também a disseminação de postos de carregamentos rápidos, cerca de 65, em que é possível o automóvel carregar as baterias em 30 minutos. Em Portugal, existem 16 carregamentos rápidos, embora esteja previsto que, até 2014, existam mais cerca de 50.  

 

Graças a esta política, segundo dados da Associação Automóvel da Noruega, os carros eléctricos figuram nos primeiros lugares de venda de veículos naquele país.

 

O Nissan Leaf, o automóvel que iria ser equipado com as baterias que a marca japonesa iria produzir em Aveiro e que cancelou para o Reino Unido, é um dos mais vendidos na Noruega, com cerca de 3.300 carros a circular, sendo que, no ano passado, matriculou 2.298 exemplares.

Este modelo já representa 1,7% da totalidade do mercado da Noruega, um país com cinco milhões de habitantes, e foi em 2012 o segundo automóvel mais vendido em Trondheim, a segunda cidade da Noruega.

 

Em Portugal, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), existem cerca de 286 carros eléctricos a circularem nas estradas nacionais, em que houve uma queda nas vendas deste tipo de veículos de 68%, passando dos 203 em 2001 para os 65 carros no ano passado.

A marca mais vendida foi o Smart (19 unidades), logo seguido do Nissan Leaf (15 unidades), Renault Fluence (11 unidades), Mitusbishi i-Miev, Peugeot iOn e Citroen C-Zero.

 

O Opel Ampera e o seu irmão Chevrolet Volt, que não são considerados em Portugal um carro eléctrico, mas sim um híbrido, venderam 12 e 5 carros respectivamente.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio