Notícia
Mazda premeia projecto de educação ‘online’ para jovens
Uma estudante japonesa de relações internacionais conquistou a segunda edição do prémio "Mazda Make Things Better Award", que foi apresentado em Dezembro passado, em Roma, na 14ª Cimeira Mundial dos Laureados com o Prémio Nobel da Paz.
O projecto da estudante Yuka Kawamura, de 21 anos, intitula-se "Tutoria/Orientação Mundial Online por Jovens para Jovens", e tem como objectivo criar uma plataforma ‘online’ que permita aos jovens estudantes de todo o Mundo ter acesso à ajuda por parte de estudantes universitários.
O leque de serviços gratuitos oferecidos através desta plataforma incluirá tutoria, orientação e aconselhamento numa variedade de assuntos, bem como partilha de experiências com outros estudantes em redor do globo.
As experiências de Yuka Kawamura como voluntária no ensino de inglês e educação transcultural numa escola secundária no Brasil serviram de inspiração a este projecto. «A minha motivação foi ajudar esses alunos a expandir as suas possibilidades e perspectivas, muitas vezes limitadas por falta de dinheiro ou pelo ambiente em que vivem," explicou Yuka Kawamura, acreditando que a educação é a chave para libertar as pessoas das correntes da pobreza e da desigualdade.
"As minhas experiências fortaleceram a minha vontade de ser alguém que pode mudar o mundo para melhor de um modo proactivo, algo que este apoio da Mazda está a possibilitar neste momento", destacou.
A entrega do prémio a Kawamura teve lugar ontem, terça-feira, em Barcelona, no âmbito do primeiro de três encontros "Barcelona Challengers Conferences", sob a temática "Construir Pontes – Como Alcançar a Paz".
Antes da cerimónia, Lord David Trimble, laureado com o Nobel da Paz, proferiu uma palestra para uma audiência de estudantes internacionais e jornalistas, onde falou da sua experiência pessoal na resolução do conflito na Irlanda do Norte e dos vários conflitos armados que actualmente grassam em várias partes do Mundo.
Jeff Guyton, presidente e CEO da Mazda Motor Europe, que pessoalmente fez a entrega do prémio, salientou que "o imaginativo projecto da Yuka demonstra um grande potencial na ajuda a que jovens possam desenvolver todas as suas capacidades."
O projecto de Kawamura foi eleito de entre 35 candidaturas apresentadas por duas centenas de participantes do ‘workshop’ da Cimeira da Juventude, que a Mazda patrocinou durante o evento na capital italiana. A empresa arrancou em 2013 com esta iniciativa de apoio a projectos que recorram às modernas ferramentas de argumentação para melhorar a vida diária das pessoas. Ela reflecte o espírito da Mazda de constante desafio às convenções com vista à melhoria das realidades.
* - Jornalista em Barcelona, a convite da Mazda