Notícia
BMW constrói fábrica na Europa pela primeira vez em quase 20 anos
A BMW vai construir uma nova unidade de produção na Europa pela primeira vez em quase 20 anos, numa altura em que o crescente proteccionismo ameaça dificultar a venda de automóveis por todo o mundo.
Segundo um comunicado da fabricante alemã, citado pela Bloomberg, a BMW vai investir mil milhões de euros na nova fábrica, localizada na Hungria, onde serão produzidos 150 mil veículos por ano. A última vez que a BMW construiu uma fábrica na Europa foi em 2000, na Alemanha.
Dependendo do tipo de veículos que fabrique na nova unidade, a marca alemã pode proteger-se da crescente tensão que afecta a sua fábrica nos Estados Unidos, e precaver-se de eventuais dificuldades na exportação dos Mini – que são fabricados em Oxford – para a União Europeia, depois do Brexit.
"Estamos a fortalecer as nossas actividades na Europa para manter um equilíbrio de produção entre a Ásia, América e a Europa", afirma o CEO da BMW, Harald Krueger, no comunicado.
A Bloomberg destaca que a fabricante alemã exporta a maior parte dos seus populares SUV da sua fábrica na Carolina do Norte para a Europa, uma estratégia que poderá ficar comprometida se a ameaça de tarifas entre os Estados Unidos e a União Europeia passar à prática.
No domingo, a empresa anunciou mesmo que aumentou os preços dos SUV importados dos Estados Unidos para a China, depois de Pequim ter aumentado as tarifas, em retaliação à subida das taxas aduaneiras imposta pela administração Trump.
"[Construir uma fábrica na Hungria] parece uma decisão motivada pela minimização de riscos e pela optimização de custos", refere Juergen Pieper, analista da Bankhaus Metzler. "A Europa ocidental é demasiado cara, o México e o Reino Unido têm riscos relacionados com as tarifas, e a fábrica dos Estados Unidos já é enorme".
A construção da nova unidade de produção, próxima da cidade de Debrecen, deverá arrancar no segundo semestre de 2019.