Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo parlamentar do PS propõe grupo de trabalho sobre setor vitivinícola

PS defende ser "importante" para o setor vitivinícola que a Assembleia da República "acompanhe de perto" os problemas com que se depara a atividade, até porque não são sentidos de igual forma por todas as regiões.

11 de Setembro de 2024 às 16:29
  • 3
  • ...

O grupo parlamentar do Partido Socialista quer que seja um grupo de trabalho do setor vinícola para "fazer uma avaliação concreta" da atual situação e propor medidas para uma atividade "crucial" na economia nacional e no ordenamento do território.

Segundo o requerimento, com a data desta quarta-feira, propõe-se a constituição de um grupo, "com o prazo mínimo de 120 dias, no âmbito das competências da Comissão de Agricultura e Pescas, para "fazer uma avaliação concreta da situação atual do setor vitivinícola", para "avaliar as medidas e ações existentes" e "propor medidas adicionais", que depois deverá fazer constar de um relatório final.

"O setor vitivinícola desempenha um papel crucial na economia nacional, servindo como um importante motor para a sustentação das comunidades rurais e o ordenamento do território", proporcionando "emprego, oportunidades de investimento, estabilidade económica e sustentabilidade ambiental, pelo que se deverá defender e valorizar", realça a bancada socialista.

Uma entrevista concedida pelo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, em abril, ao Público, surge como o gatilho para o requerimento agora apresentado depois de o rol de "reações das diversas entidades do setor" ter mostrado que "não há unanimidade de opiniões" e que "nem os problemas são sentidos de igual forma por todas as regiões", pelo que "o PS considera importante para o setor vitivinícola que a Assembleia da República acompanhe de perto esta situação".

Em causa está o facto de o ministro ter sido "crítico em relação às ajudas à reestruturação das vinhas", argumentando que "se tem andado a dar dinheiro para plantar vinha nova" e admitindo que "já se deveria ter parado há muito os apoios para vinha nova" e que "terá de haver um travão".

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças empresas agricultura partidos PS vinho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio