Notícia
O conturbado mundo da sardinha em sete gráficos
A sardinha saltou para a actualidade com a notícia do Negócios sobre um parecer do organismo científico internacional que aconselha a Comissão Europeia, apontando para a necessidade de suspender a pesca durante pelo menos 15 anos. Em baixo, perceba o que mudou no conturbado mundo da sardinha e como tudo está relacionado entre si.
População de sardinhas em níveis mínimos
A população de sardinhas nos mares explorados por Portugal e Espanha caiu de forma abrupta e, segundo o ICES, não dá sinais de recuperação. A tendência de recuperação cíclica começou a perder força e não há sinais de retoma desde 2006.
No gráfico: Stock de sardinhas no mar com um intervalo de confiança de 95% (a cinzento)
Fonte: Relatório do Parlamento Europeu
Sardinha incapaz de crescer
É um dos sinais de alarme: o nível de recrutamento da sardinha, ou seja o número de espécimes que superam o limite de um ano de idade, mantém-se historicamente baixo, contrariando a tendência cíclica do passado.
No gráfico: Número de espécimes em milhões
Fonte: Parlamento Europeu; Nota: a cinzento a margem de erro para um intervalo de confiança de 95%.
Menos pescada, mais cara
Enquanto as toneladas capturadas de sardinhas caíram para quase um quarto em dez anos, o valor gerado até aumentou 6%. Isso terá ajudado a equilibrar as contas dos armadores e pescadores.
No gráfico: Rendimentos (em euros) e quantidade capturada (em toneladas)
Fonte: INE
Sardinha é o peixe que gera mais dinheiro
Os peixes mais capturados são a cavala e o carapau, mas o seu preço é baixo. Já a sardinha, embora seja só a terceira espécie mais capturada, é de longe o peixe que mais rendimento gera quando é descarregado na lota. A explicação está no preço.
No gráfico: Rendimento gerado na lota (em milhares de euros) e quantidade capturada (em toneladas)
Fonte: INE
Preço da sardinha dispara a partir de 2012
O preço médio dos peixes marinhos aumentou 23% em 10 anos, ao passo que o da sardinha cresceu 213%. É a partir de 2012 que o preço da sardinha descola dos seus pares.
No gráfico: Evolução do preço do peixe 2006=100
Fonte: INE
Preço da Sardinha é mais do dobro do carapau
Em 2010, o preço do carapau na lota era o dobro do da sardinha. Agora, passa-se o oposto, com a sardinha a valer 2,06 euros ao quilo contra 0,86 euros do carapau.
No gráfico: (Valores em euros/quilo)
Fonte: INE
Maioria dos pescadores está no Norte
Dos 1924 pescadores que trabalham em frotas de cerco, onde se pesca a sardinha, 55% são da região Norte de Portugal. Seguem-se o Centro e Algarve que concentram cerca de 20% dos pescadores.
No gráfico: Número de pescadores
Fonte: INE
22 de Julho de 2017 às 10:30