Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo abre concurso para apoio de 80 milhões em investimentos na agricultura

O Ministério da Agricultura iniciou o período de candidaturas de duas novas medidas no âmbito do PDR 2020. Em causa estão apoios de 80 milhões de euros.

Miguel Baltazar
12 de Dezembro de 2016 às 19:30
  • ...

O Governo abriu a fase de candidaturas das medidas para "investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas" (3.3.1) e para "investimentos na exploração agrícola" (3.2.1), anunciou esta segunda-feira, 12 de Dezembro.

Os dois concursos – que segundo o calendário do PDR 2020 disponível no "site" oficial estavam previstos para abrir em Novembro - decorrem até Março de 2017. Fazem parte do Plano De Desenvolvimento Rural (PDR 2020), financiado por Bruxelas. Segundo o comunicado do ministério liderado por Luís Capoulas Santos, o montante global agora disponibilizado nas duas medidas é de "80 milhões de euros".

De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, na área dos "investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas", o objectivo é "apoiar a realização de investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas destinados a melhorar o desempenho competitivo das unidades industriais, através do aumento da produção, da criação de valor baseada no conhecimento, em processos e produtos inovadores, na melhoria da qualidade dos produtos, numa gestão eficiente dos recursos, no uso de energias renováveis".

Na medida 3.2.1, sobre "investimento na exploração agrícola", a meta é "apoiar a realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, aumentar a produção, criar valor, melhorar a qualidade dos produtos, introduzir métodos e produtos inovadores e garantir a sustentabilidade ambiental da exploração".

O ministro da Agricultura, citado na nota enviada às redacções, defende que os dois concursos vão "impulsionar o investimento no sector através da implementação de uma nova dinâmica no programa de apoio, recuperando atrasos e colocando novos apoios ao serviço da agricultura".

"Não há tempo a perder, o Governo tem feito um esforço grande para garantir também o nível de investimento no sector, que vai agora ser reforçado com este novo pacote de ajudas", acrescenta no comunicado.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio