Notícia
Eucaliptos atraem quase 90% dos investimentos privados em florestas
Oito em cada 10 hectares de floresta plantados sem recurso a fundos públicos tiveram como destino os eucaliptos, revela o Público desta terça-feira, 19 de Maio.
Os eucaliptos atraem quase 90% dos investimentos privados em florestas. A notícia é manchete na edição do jornal Público desta terça-feira, 19 de Maio.
Como escreve o diário, oito em cada 10 hectares de floresta plantada sem recurso a fundos públicos tiveram como destino os eucaliptos.
Actualmente, a espécie ocupa 821 mil hectares em território nacional e a sua expansão é "imparável". Só os apoios comunitários dirigidos a espécies como o pinheiro manso ou o sobreiro impedem uma posição ainda mais dominante do eucalipto.
De acordo com o Público, dos 11.919 hectares arborizados ou rearborizados com capitais privados nos primeiros 15 meses de vigência da nova legislação, 10.046 receberam eucaliptos.
A nova legislação visa simplificar o processo de aprovação de novas plantações e a mudança de espécie nas rearborizações de espaços florestais.
A afirmação do eucalipto é explicada pela maior rentabilidade para os proprietários: o eucaliptal começa a gerar receitas após 10 anos da primeira plantação.