Notícia
Filha do presidente de Angola assume liderança da bolsa
Cristina Dias Lourenço vai ser, de forma interina, a CEO da Bodiva, na sequência da renúncia ao cargo de Walter Pacheco
A filha do Presidente de Angola, João Lourenço, vai assumir interinamente a presidência da Bodiva - Bolsa de Dívida e Valores de Angola. Cristina Dias Lourenço era, até agora, membro da comissão executiva da bolsa angolana.
A nomeação de Cristina Dias Lourenço foi anunciada esta quinta-feira, 6 de fevereiro, como transitória, até à nomeação de um novo conselho de administração, o que deverá ocorrer a 21 de março, com a realização de assembleia geral de acionistas.
Esta mexida na liderança da Bodiva foi ditada pela saída do seu presidente em exercício, Walter Pacheco, para uma instituição do setor financeiro. Um caminho que também foi seguido por Odair da Costa, administrador executivo, o qual irá ocupar o cargo de CEO do BFA Capital Markets.
A Bodiva, em comunicado, explica que a nomeação de Cristina Dias Lourenço é ditada pelo facto de ser "o membro mais antigo da comissão executiva". A gestora foi nomeada para um lugar na administração da bolsa em agosto de 2020. Esta escolha foi polémica, tal como o Negócios noticiou na ocasião.
Antes de chegar à Bodiva, Cristina Giovanna Dias Lourenço era diretora-geral adjunta da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos de Financiamento Externo do Ministério das Finanças. Aliás, já tinha estado na Bodiva em 2014, exercendo à data funções de analista de mercados.
O currículo da gestora é impresssivo. A filha de João Lourenço é Licenciada em Gestão, pela London School of Economics and Political Sciences, Londres, em 2012, tendo concluído o Mestrado em Gestão de Investimentos, pela Pace University, Lubin School of Business, Nova Iorque.