Notícia
Empresa que gere o Alqueva recebe nova injeção de capital do Estado
Reforço de 4,9 milhões de euros foi comunicado nesta sexta-feira na página da CMVM.
A EDIA, empresa pública que gere o desenvolvimento do Alqueva, recebeu uma nova injeção de capital do Estado, no valor de 4,9 milhões de euros.
Num comunicado publicado nesta sexta-feira na página na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva informa que foi aprovado um aumento de capital "no montante de 4.931.280,00 euros, através da emissão de 986.256 de ações nominativas, no valor de cinco euros cada, a subscrever e a realizar pelo Estado, em numerário".
A nova injeção do Estado no capital da empresa que tem sede em Beja e gere o perímetro de regadio alentejano sucede a vários outros aumentos de capital realizados no ano passado para fazer face ao serviço da dívida e a investimentos do Programa Nacional de Regadio.
Em 2023, a Edia solicitou quatro aumentos de capital, num valor global em torno dos 64 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas da empresa relativo ao primeiro semestre do ano ano passado, o último disponível. Já em 2024 foram solicitados novos reforços ao Estado, em fevereiro e agosto, em torno de 10,4 milhões de euros, de acordo com o mesmo relatório, tendo ainda havido uma nova comunicação de aumento já perto do final do ano, em dezembro, de 3,5 milhões de euros.