Notícia
Dona do azeite Oliveira da Serra compra participação em empresa chilena
O grupo Sovena adquiriu uma posição de mais de 24% na maior produtora de azeite chilena, entrando naquele mercado da América Latina. O valor do investimento não foi revelado.
O grupo Sovena entrou no capital da chilena Soho através da aquisição de uma participação de 24,61%, informa esta quarta-feira o grupo português que detém as marcas Oliveira da Serra e Fula. Os valores da operação não foram divulgados.
Citado no comunicado, Jorge de Melo (na foto), CEO do Grupo Sovena, considera "muito interessante para a Sovena entrar no mercado chileno, considerando que este país é um novo operador no mundo do azeite, produzindo azeite de alta qualidade, aspecto já reconhecido em todo o mundo".
"Ao entrarmos neste mercado com o Soho, um produtor bem estabelecido e com uma posição de mercado saudável, garantimos os elementos que têm sido a base de uma estratégia eficiente no nosso plano de expansão internacional, especialmente na América Latina. América e EUA", acrescenta.
Já Juan Carlos Fabres Rivas, presidente da Soho, defende que "com a Sovena, temos muitas coisas em comum, desde valores e estilo, estruturas de propriedade e até estratégias comerciais e de marca. É importante juntarmo-nos a um operador desta envergadura, calibre e conhecimento para promover a nossa operação numa outra escala qualitativa e comercial e, assim, juntos, tornar o Chile um novo polo de exportação de azeites."
Já o grupo Sovena faturou 1.200 milhões de euros no ano passado, tendo comercializado mais de 200 mil toneladas de azeite.