Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Crise nos cereais. O que esperar?

A invasão russa da Ucrânia, o “celeiro da Europa”, originou um problema no abastecimento de cereais a nível mundial. Os efeitos imediatos são a escassez em vários pontos do globo e a escalada dos preços destas matérias-primas. A produção mundial de cereais deverá diminuir em pelo menos 16 milhões de toneladas, mas o consumo deverá continuar a aumentar. E em Portugal, como será?
Filomena Lança, Carla Pedro e Diana do Mar 11 de Junho de 2022 às 15:00

Portugal consegue produzir 18% dos cereais que consome, mas há uma estratégia para chegar aos 38%. A meta tem sido anunciada repetidas vezes nos últimos dias pela ministra da Agricultura e Alimentação, como resposta à situação de crise criada pelo conflito na Ucrânia que fez disparar os preços e a escassez de cereais nos mercados internacionais, mas que não vem de agora.


Com efeito, e face à redução progressiva da produção, em 2018 um grupo de trabalho que juntou o Governo e os produtores elaborou a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais (ENPPC). Um caderno de encargos a cinco anos – 2018-2023 – com objetivos traçados para os vários produtos e que aposta, por um lado, na melhoria da produtividade – mais eficiência, portanto – e, por outro, no aumento de áreas de produção.

Ver comentários
Saber mais cereais agricultura alimentação Organização para a Alimentação e Agricultura Ucrânia autossuficiência consumo Luís Mira Francisco Avillez Manuela Raposo de Magalhães Maria do Céu Antunes
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio