Notícia
Segurança Social fechou 50 lares até final de Setembro
Meia centena de lares foram fechados em Portugal até 30 de Setembro, avançou hoje à agência Lusa o Instituto de Segurança Social (ISS), adiantando que três dos encerramentos foram realizados com carácter de urgência.
O ISS informou ainda que entre Janeiro e Setembro de este ano foram concluídos 1.612 processos de fiscalização a equipamentos sociais, dos quais cerca de 450 incidiram sobre lares de idosos.
Os números são divulgados no dia em que o ISS anunciou o encerramento urgente de dois lares no concelho de Leiria, nos quais se verificava "uma situação de perigo iminente para os direitos ou qualidade de vida dos utentes".
Os lares em causa, Almoinhas I e II, do mesmo proprietário, ficam localizados na freguesia de Marrazes, e albergavam 22 idosos.
"A situação de todos eles [utentes] foi salvaguardada", uma vez que, segundo o ISS, "nestas situações, os idosos são encaminhados para as respectivas famílias ou reencaminhadas para instituições e lares legais já sinalizados e indicados pela Segurança Social".
Em Abril deste ano, o secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, disse à Lusa que no primeiro trimestre tinham sido identificados 121 casos de lares de idosos clandestinos.
"No primeiro trimestre deste ano já fizemos 121 inspecções e somos implacáveis na forma como actuamos relativamente a esses equipamentos clandestinos", declarou Marco António Costa.
Em 2011 foram encerrados 109 lares, três vezes mais do que em 2010, ano em que foram fechados 36 equipamentos.
Segundo o ISS, as irregularidades mais verificadas e que levaram ao fecho dos lares prendem-se com a ausência de alvará, deficiências nas instalações e falta dos certificados de Condições de Segurança do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e de vistoria higieno-sanitárias.
A Carta Social refere que, em Dezembro de 2011, estavam registados 1.912 lares de idosos (mais 135 do que em 2009) com capacidade total de 73.595 lugares (mais 4.869 relativamente a 2009).