Notícia
Segurança Social avisa 3.300 empresas sobre erros na declaração de salários
O Diário de Notícias noticia que a Segurança Social já notificou mais de 3.000 empresas e deixará de aceitar declarações mensais de remunerações com erros relacionados com os salários pagos aos trabalhadores ou às contribuições sociais.
Além de deixar de aceitar essas declarações, a Segurança Social já avisou 3.300 empresas que apresentavam divergências. As novas regras entram em vigor quinta-feira.
Segundo o DN, entre 1 e 10 de Setembro, os servidores da Segurança Social farão uma "limpeza" de erros neste processo, que permitirá aproximar a entrega destas declarações da entrega do IRS. Isto é, sempre que o sistema detectar uma divergência, impede o contribuinte de submeter a declaração.
Cláudia Joaquim, secretário de Estado da Segurança Social explica ao DN que todos os meses "entravam no sistema milhares de divergências associadas à taxa contributiva e à remuneração dos trabalhadores". As 3.300 empresas notificadas apresentavam erros na Taxa Social Única (TSU) aplicada, assim como um somatório de remunerações diferente do total reportado em Julho e Agosto.
Esta iniciativa faz parte do plano de combate à fraude do Governo, que espera arrecadar mais 50 milhões de euros em receita, com estas iniciativas.