Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Segurança Social deteta 917 lares ilegais desde o início da pandemia

Só nos primeiros quatro meses de 2021 foram identificadas 129 residências para idosos sem licenciamento ou condições, com a tutela a mandar encerrar 131 desde o início de 2020. O negócio dos lares caiu 12% com a pandemia.

Pedro Simões
24 de Maio de 2021 às 09:36
  • ...

A Segurança Social identificou um total de 917 lares de idosos sem licenciamento ou condições de funcionamento desde o início de 2020, dos quais 129 foram sinalizados nesta situação durante os primeiros quatro meses deste ano.

 

Segundo dados oficiais citados pelo Público esta segunda-feira, 24 de maio, neste período que coincidiu com o início da pandemia, foram realizadas 1.815 ações de fiscalização, que resultaram na ordem de encerramento de 131 lares em situação irregular, 41 deles com "caráter de urgência".

 

"Não encerrou de facto, porque a maioria são ordens não cumpridas", contrapõe João Ferreira de Almeida, presidente da Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso de Idosos (ALI), explicando ao mesmo jornal que suspendem a atividade durante algum tempo e reabrem noutra morada ou avançam com providências cautelares ou recursos judiciais.

 

Até à vacinação na população mais idosa, estas estruturas residenciais para idosos estiveram no centro das atenções devidos ao número de surtos e de mortes por covid-19. Recentemente, os funcionários passaram a ser testados todos os meses, tendo o Governo estimado que a 9 de abril que os 294 mil testes realizados até então terão evitado mais de 870 surtos da doença.

 

Um estudo da Informa D&B mostrou que as residências para a terceira idade faturaram menos 11,9% no ano passado, em relação a 2019, com o volume de negócios do setor a cair para 295 milhões de euros. Em março operavam em Portugal 2.512 residências, das quais 1.760 eram de entidades sem fins lucrativos e as restantes 752 pertenciam a privados.
Ver comentários
Saber mais Segurança Social lares de idosos governo pandemia covid-19
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio