Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS e BE fecham aumento de 6 euros para pensões mais baixas em Agosto

Mariana Mortágua já tinha anunciado em conferência de imprensa que havia acordo entre o BE e o PS, mas não referiu os valores.

Miguel Baltazar/Negócios
  • ...

As pensões mais baixas vão aumentar 6 euros no próximo ano, numa subida a garantir em Agosto, anunciou o PS em conferência de imprensa.

 

Em causa está a pensão social, a pensão rural e o primeiro escalão das pensões mínimas, ou seja, as pensões de até 263 euros, que estavam de fora do aumento extraordinário na proposta original do OE.

 

Mariana Mortágua já tinha anunciado em conferência de imprensa que havia acordo entre o BE e o PS, mas não referiu os valores.

 

"Não vamos pôr em causa" o acordo, "muito menos" aprovando propostas da direita, afirmou.

João Oliveira, do PCP afirmou que a solução dos seis euros que agora se apresenta "não é novidade porque já vinha sido discutida com o PCP há alguma tempo" e reiterou que vai continuar a defender o aumento de 10 euros para todos. No entanto, também sugeriu que não vai aprovar qualquer proposta da direita, sublinhando que faz sentido premiar os pensionistas com maior carreira contributiva.

Como vão funcionar os aumentos?

Em Janeiro, haverá uma actualização ao nível da inflação registada este ano para todas as pensões inferiores a 838,4 euros (2 IAS).Mas a inflação que conta estava em Outubro nos 0,5%, bastante abaixo dos 0,7% que os economistas estimavam para o final do ano. Se a inflação se mantiver a este nível, as pensões médias (entre os 838 euros e os 2515 euros) ficarão congeladas. O facto de a inflação estar a evoluir a um ritmo mais baixo do que o previsto, reduzindo a despesa estimada, foi, aliás, um dos argumentos apresentados para as alterações.

Para os pensionistas que não tenham visto as suas pensões actualizadas entre 2011 e 2015 (ou seja, que não tenham pelo menos uma pensão social, rural, ou correspondente ao primeiro escalão das pensões mínimas) e que tenham um conjunto de pensões inferior a 1,5 IAS (cerca de 636 euros) mantém-se o aumento extraordinário que em Agosto perfaz os dez euros face a este ano, segundo explicaram os deputados do PS em conferência de imprensa.






Ver comentários
Saber mais PS BE Mariana Mortágua economia negócios e finanças macroeconomia orçamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio