Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal no top 10 dos países para passar a reforma em 2017

O país subiu uma posição no ranking internacional desenvolvido pela revista International Living, que destaca o baixo custo de vida e do imobiliário, além da gastronomia e da vida cultural.

06 de Janeiro de 2017 às 16:57
  • 2
  • ...

O Annual Global Retirement Index (índice global anual da reforma, em tradução livre), desenvolvido pela revista International Living, escolheu Portugal como o 9.º melhor destino mundial em 2017 para os aposentados estrangeiros passarem o seu tempo de reforma.

De acordo com a publicação – que coloca no topo da lista o México, o Panamá e o Equador -, Portugal apresenta como vantagens os baixos custos de vida e do imobiliário, além do clima temperado, a gastronomia e os vinhos (destaque para o bacalhau e vinhos verdes e brancos), a cultura familiar e de convívio com os amigos.

"Um casal pode viver confortavelmente com apenas 1.700 dólares por mês (1.608 euros à cotação actual), incluindo renda, em muitas cidades pequenas, e a partir de 2.200 dólares (2.081 euros) por mês em Lisboa," defende a editora da International Living, Glynna Prentice. De 2016 para 2017, Portugal melhorou uma posição, passando de 10.º para 9.º. Desde 2015 que o país assegura presença contínua entre os 10 melhores destinos.

Lisboa, Porto, o Algarve, Cascais e Estoril são indicados como exemplo de localizações, destacando a proximidade da capital ao aeroporto, os restaurantes e cafés, além dos espaços para espectáculos. Na região algarvia, a revista nota o facto de muitos expatriados ingleses ali residirem, além de "muitos portugueses falarem inglês".

Essa facilidade leva a que a publicação considere que, mesmo que aprendam um pouco de português, será simples fazerem-se entender em inglês, dado o carácter amistoso dos portugueses.

A revista argumenta que o "ranking" deste ano é o mais completo de sempre, com uma lista total de 24 destinos, analisando factores como o custo de vida, benefícios para reformados, clima ou cuidados de saúde.

Malta, Portugal e Nicarágua fecham a lista, que é também integrada por Espanha e Costa Rica.

Ver comentários
Saber mais Global Retirement Index International Living Portugal Lisboa Equador economia negócios e finanças Costa Rica Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio