Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Policiamento dos jogos da I Liga custa 3,5 milhões por ano

Centenas de polícias e viaturas colocados nos estádios dos dias de jogos custam ao Estado 3,5 milhões por ano, segundo um relatório interno da PSP noticiado esta quarta-feira pelo Público.

Record
20 de Maio de 2015 às 09:33
  • ...

O valor médio anual gasto pelo Estado em policiamento aos jogos da primeira liga de futebol ronda os 3,5 milhões de euros, de acordo com um relatório interno da PSP citado esta quarta-feira, 20 de Maio, pelo jornal Público. Este montante assegura a presença de centenas de operacionais e de viaturas nos estádios e nas suas imediações para garantir a segurança no terreno.

 

Já os clubes gastam cerca de 2,5 milhões de euros, abaixo do valor que sai dos cofres públicos, uma comparação que, segundo o jornal, também é feita pelo relatório da PSP.

 

Para a preparação do policiamento de cada jogo, é tido em conta o histórico de ocorrências registadas em cada estádio, o grau de colaboração dos clubes e das empresas de segurança privada e o grau de "segregação de adeptos". Este último aspecto, que passa pela avaliação de grupos de risco e a necessidade de separar claques das várias equipas, é um dos que mais preocupa as autoridades na preparação dos eventos.

 

A PSP deu parecer negativo à organização da festa do Benfica de celebração do campeonato, realizada no Marquês de Pombal, não concordando com a montagem do palanque em redor da estátua nem com a venda de garrafas de vidro no local. O parecer, contudo, não era vinculativo.

 

A festa avançou como planeado e acabou por terminar com confrontos entre a polícia e adeptos. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa considerou que os desacatos verificados se ficaram a dever à participação de "grupos possivelmente marginais". A junta de Freguesia de Santo António gastou 15 mil euros com a limpeza das vias, incluindo o pagamento dos trabalhadores envolvidos e a reposição de material urbano danificado, segundo o presidente, Vasco Morgado, também citado pelo Público.

Ver comentários
Saber mais PSP Benfica Fernando Medina Freguesia de Santo António Vasco Morgado desporto futebol
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio