Notícia
Instituto de Informática da Segurança Social tem novo presidente
Luís Farrajota sucede a Sérgio Carvalho, que pediu a demissão do cargo, por motivos pessoais, há cerca de um mês.
Luís Farrajota foi nomeado presidente do Instituto de Informática da Segurança Social (ISS), “em regime de substituição”, sucedendo a Sérgio Carvalho, que pediu a demissão do cargo, por motivos pessoais, há cerca de um mês.
Licenciado em Economia pela Universidade do Algarve e mestre em Gestão e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Luís Farrajota exerceu, desde 9 de abril, funções de adjunto no gabinete da ministra do Trabalho.
Anteriormente, Luís Farrajota foi diretor financeiro na empresa ChillOut Entertainment Company e da empresa Buildinglovers, e em 2022, foi diretor Financeiro e de Operações no Laboratório Colaborativo S2AquaColab.
Com experiência no setor público e privado, o novo presidente do ISS, exerceu as funções de vogal do Instituto de Gestão Financeira da Educação, tendo também sido subdiretor-geral na Direção-Geral de Planeamento e Gestão Financeira no Ministério da Educação e Ciência e Assessor Financeiro do Ministro da Educação e Ciência no Governo de Pedro Passos Coelho. Foi também colaborador da Movijovem.
O Ministério do Trabalho lembra que a lei “prevê que a designação dos membros do conselho diretivo dos institutos públicos seja sujeita a procedimento concursal, ao qual se aplicam as regras de recrutamento, seleção e provimento nos cargos de direção superior, previstas no Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Central, Regional e Local do Estado”, cuja abertura do concurso é da responsabilidade da CReSAP.