Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zuckerberg doa mais de 2,5 mil milhões para "curar doenças"

Mark Zuckerberg diz que este é apenas um primeiro passo no investimento de "milhares de milhões de euros" que espera fazer em investigação médica ao longo das próximas décadas.

Negócios 22 de Setembro de 2016 às 11:31
  • 1
  • ...

O casal Priscilla Chan e Mark Zuckerberg, um dos fundadores da rede social Facebook, anunciaram a doação de 3.000 milhões de dólares (2.670 milhões de euros à cotação actual) ao sistema científico e médico com o objectivo de "curar, evitar ou gerir todas as doenças até ao fim do século."


O anúncio foi feito por Zuckerberg em São Francisco, que – segundo o Financial Times – explicou que o dinheiro será aplicado na partilha de conhecimento entre cientistas e engenheiros, na descoberta de usos da tecnologia para a investigação e para financiar o empreendimento científico.


Além dos 3 mil milhões de euros agora anunciados, Zuckerberg espera investir mais "milhares de milhões de dólares" nas próximas décadas. "Mas isso," salvaguarda Priscilla Chan, "não significa que ninguém vai ficar doente. Quer dizer que as nossas e as vossas crianças vão ficar menos doentes."


O projecto, revelou o fundador do Facebook à Associated Press, vem sendo preparado há dois anos. Em Novembro passado, o nascimento de Max, a filha do casal, terá inspirado a utilização de verbas avultadas na investigação médica e em beneficência, fim a que destinaram 99% das suas acções na tecnológica, avaliadas em mais de 40 mil milhões de euros.


Multinacionais como a Microsoft (que quer "acabar" com o cancro usando inteligência artificial), a Google (que, através da DeepMind, analisa com o serviço nacional de saúde britânico o uso de computadores no diagnóstico de doenças) ou a IBM também se têm envolvido em iniciativas semelhantes.

Ver comentários
Saber mais Priscilla Chan Mark Zuckerberg Facebook Financial Times Associated Press ciência e tecnologia questões sociais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio