Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses repatriados da China vão ficar em quarentena voluntária

Os cidadãos portugueses não são obrigados a ficar em quarentena mas todos aceitaram fazê-lo de forma voluntária. Vão ficar isolados 14 dias sem visitas.

02 de Fevereiro de 2020 às 21:44
  • ...

Os cidadãos portugueses que foram repatriados da China aterraram este domingo na Base Aérea de Figo Maduro. Os portugueses, que não eram obrigados a ficar em quarentena, aceitaram todos fazê-lo de forma voluntária.

 

Estes cidadãos vão ficar 14 dias em isolamento, sem receber visitas, informou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa.

O vírus, que provoca tosse e febre, pode ficar em incubação até 14 dias sem manifestar sintomas. Todos os cidadãos que aterraram em Figo Maduro assinaram um documento onde se voluntariaram para ficar em isolamento.

"Vou ficar em quarentena. Eu e os meus colegas mais próximos decidimos ficar em quarentena. Acho que a maior parte das pessoas vai optar por isso", tinha dito à TSF Miguel Matos, um dos 17 portugueses repatriados da China

Os portugueses tinham chegado este domingo cerca das 14h30 (13h30 em Lisboa) a Marselha num Airbus A380, proveniente da China, no qual viajavam 250 cidadãos europeus.

A China elevou hoje para 304 mortos e mais de 14 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan.

As Filipinas anunciaram também hoje a morte de um cidadão de nacionalidade chinesa, vítima de uma pneumonia causada pelo coronavírus. Foi a primeira vítima fatal registada fora da China.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar instalações onde os portugueses provenientes de Wuhan poderão ficar em "isolamento profilático" voluntário.

O Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e o Hospital Militar, no Porto, serão as unidades preparadas para os receber.

* Com Lusa

Ver comentários
Saber mais Wuhan Base Aérea de Figo Maduro China saúde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio