Notícia
O que é a Espírito Santo Saúde?
O Hospital da Luz é o principal activo da empresa que deverá abandonar o universo Espírito Santo. Também há presença no norte e centro do país, como o hospital PPP de Loures. Nos planos, havia a entrada em Luanda.
O Hospital da Luz é o grande hospital privado propriedade da Espírito Santo Saúde. É uma das 18 unidades hospitalares que a empresa tem em Portugal. Norte e Centro são as regiões onde tem presença, já que no Algarve não conta com qualquer hospital.
A grande força da ES Saúde é no segmento privado que, em 2013, foi responsável por 77% dos rendimentos operacionais obtidos. São oito hospitais privados, entre os quais o da Luz e o da Arrábida, em Gaia. Em Loures, é gerido o Hospital Beatriz Ângelo, pertencente ao sistema nacional de saúde mas explorado sob a forma de parceria público-privada. Entre os activos, contam-se ainda sete clínicas privadas e duas residências sénior.
Para o futuro, e de acordo com comunicados oficiais, está uma obra em Angola. "Relativamente ao projecto de um novo hospital privado em Luanda, o Grupo continuará a desenvolver as actividades de planeamento inicial e desenho, em colaboração com a Teixeira Duarte".
Foram realizadas 1.517.000 consultas no ano passado por parte do grupo, que tem ao seu dispor 1.179 camas. Trabalham na Espírito Santo Saúde cerca de 9 mil funcionários, segundo dados da empresa.
Em 2013, a empresa obteve 4,6 milhões de euros em lucros, no mesmo período em que verificou rendimentos de 101,6 milhões de euros.
Fundada em 2000, até ao início de 2014, a Espírito Santo Saúde tinha um dono – a família Espírito Santo – ainda que através de uma cascata de participações. Mas o grupo quis obter dinheiro. E decidiu vender 49% do capital da empresa em bolsa. Essa participação está dispersa por vários investidores, entre pequenos accionistas ou fundos de investimento internacionais. Os restantes 51% continuam na família, com a posição de controlo na Espírito Santo Control (acima da Rioforte). Agora, o grupo Ángeles quererá essa posição. Contudo, como essa participação é superior a um terço dos direitos de voto (33,33%), tem de lançar, por determinação do código de valores mobiliários, uma oferta pública de aquisição. Ou seja, quer comprar os 51% mas poderá ter de comprar todo o capital.
Casas da Cidade - Residências Sénior
Clipóvoa - Clínica de Amarante
Clipóvoa - Clínica de Cerveira
Clipóvoa - Clínica do Porto
Clipóvoa - Hospital Privado
Cliria - Centro Médico de Águeda
Cliria - Clínica de Oiã
Cliria - Hospital Privado
Clube de Repouso Casa dos Leões
Hospital da Arrábida
Hospital da Luz
Hospital da Luz - Centro Clínico da Amadora
Hospital da Luz - Clínica de Oeiras
Hospital da Misericórdia de Évora
Hospital de Santiago
Hospital do Mar
Irio - Instituto de Radioterapia
Hospital Beatriz Ângelo