Notícia
Genéricos ficaram três vezes mais baratos desde 2007
Preços dos medicamentos estão em queda. Utentes e Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm vindo a poupar na farmácia, sobretudo desde 2011.
Uma embalagem de medicamentos genéricos custa, em média, 6,97 euros. Em 2007 custava 20,38 euros. A quebra de 66% sentida no preço destes remédios nestes últimos seis anos foi superior à quebra do preço dos medicamentos em geral, incluindo os não genéricos.
Entre Janeiro e Maio deste ano uma embalagem de medicamentos custava, em média, 10,22 euros, menos 2,79 euros do que em 2007. A quebra foi sobretudo sentida nos medicamentos genéricos, cujo preço médio por embalagem caiu 13,41 euros nestes últimos seis anos.
A redução dos preços dos medicamentos tem levado a uma poupança do Estado e dos utentes na farmácia, como se pode concluir da análise do relatório de monitorização do mercado divulgado esta quarta-feira pelo Infarmed.
Até Abril deste ano, e face aos primeiros quatro meses de 2012, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastou menos 10,4%, o equivalente a 42,7 milhões de euros, em comparticipações. Já os utentes pouparam 38,9 milhões de euros (-15,4%). Esta descida dos encargos foi acompanhada por uma subida no número de embalagens vendidas: mais 1,5 milhões de embalagens dispensadas. (+3,4%).
A redução dos preços dos remédios deve-se a várias medidas adoptadas sobretudo desde 2010, ainda com o anterior Executivo, e que levaram a uma revisão trimestral dos preços em baixa. A essa medida juntam-se as revisões anuais, que por comparação internacional baixam os preços dos medicamentos.