Notícia
Finlândia volta a liderar o ranking da felicidade. Portugal na 56.ª posição
Portugal está a menos de metade da tabela liderada pelos países nórdicos, a Suíça e o Luxemburgo. Segundo o relatório da ONU, o Afeganistão é o país mais infeliz do mundo.
A Finlândia voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking dos países mais felizes do mundo, da ONU. Os países nórdicos a par da Suíça e Luxemburgo ocupam a restante linha da frente da tabela.
No pódio, a única mudança face ao ano passado, regista-se no terceiro lugar, onde a Islândia passa a ocupar o lugar anteriormente detido pela Suíça, que passa a deter a quarta posição.
Ao longo dos dez anos em que o relatório foi publicado, os maiores ganhos de felicidade registaram-se na Sérvia, Bulgária e Roménia, enquanto os países onde a felicidade mais caiu foram o Líbano, Venezuela e Afeganistão.
O relatório tem por base pesquisas que estudam vários indicadores, sendo os principais o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a expectativa dos cidadãos sobre uma vida saudável, o apoio social, a generosidade, a liberdade para fazer escolhas de vida e a perceção da população sobre a corrupção.