Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centro Hospitalar de Lisboa Central já tem nova administração

O Ministério da Saúde nomeou um novo conselho de administração para o Centro Hospitalar de Lisboa Central. A nova equipa será liderada por Ana Maria Escoval da Silva, especialista em Administração Hospitalar.

Bruno Simão
29 de Janeiro de 2016 às 18:23
  • ...

Ana Escoval é a nova presidente do Centro Hospitalar Lisboa Central e substitui Teresa Sustelo, antiga administradora, que pediu a demissão na sequência do caso do Hospital de São José, em Lisboa, após a morte de um jovem de 29 anos a 14 de Dezembro de 2015, por falta de um neurocirurgião ao fim-de-semana. A decisão foi tomada em conselho de ministros e anunciada esta sexta-feira pelo Ministério da Saúde.

Da sua equipa, que toma resolução a partir da próxima segunda-feira, dia 1 de Fevereiro, farão parte Francisco Alvelos de Sousa Matoso, António Ribeiro Nunes, António Murinello de Sousa Guerreiro (director clínico) e Armandina do Carmo Antunes (enfermeira-diretora).

A nova presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Ana Escoval, tem um doutoramento em Gestão e é diplomada em Economia e em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública e tem como áreas de especialidade o Financiamento e Estratégia da Saúde e Gestão das Organizações de Saúde e Investigação em Saúde.

Foi subdirectora-geral da Saúde entre 1997 e 1999 e administradora adjunta do hospital Santa Maria entre 1994 e 1997, já depois de ter desempenhado as mesmas funções no hospital Pulido Valente de 1986 a 1993.

Mais recentemente desempenhou funções enquanto consultora do Ministério da Saúde e da Direcção-Geral da Saúde. É ainda professora associada de Políticas e Administração de Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública na Universidade Nova de Lisboa.

demissão da antiga presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Central acompanhou a demissão dos responsáveis da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Cunha Ribeiro e de Carlos Martins, presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Carlos Martins, numa comunicação dos três responsáveis sem direito a perguntas dos jornalistas.

O anúncio do Ministério da Saúde surge no mesmo dia em que foi anunciada a garantia de resposta a urgências de aneurismas e AVC durante o fim-de-semana nos quatro grandes centros hospitalares da Área Metropolitana de Lisboa, através de escalas rotativas.

Ver comentários
Saber mais saúde presidente do Centro Hospitalar Lisboa Central Hospital de São José Lisboa Ministério da Saúde política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio