Notícia
Primeiros resultados: Lula ganha eleições no Brasil
Números do Tribunal Superior Eleitoral dão vitória a candidato do PT.
Luiz Inácio Lula da Silva é o vencedor das eleições presidenciais do Brasil, realizadas este domingo, a confirmarem-se os primeiros resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral após o encerramento do ato eleitoral às 17h00 de Brasília (21h00 em Portugal continental).
Os primeiros dados dão 51% a Lula, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro, deverá alcançar o segundo lugar com 36%. A chamada terceira via política, nomeadamente de Simone Tebet, não será alternativa (fica-se pelos 5% dos votos) e o Brasil continuará polarizado.
Estes são os primeiros dados e constituem apenas uma tendência. Tratam-se sobretudo de resultados apurados nas zonas sul do Brasil e no extremo norte, ou seja as áreas menos populosas do Brasil.
Os números das eleições são à imagem de um país do tamanho de um continente: além dos 11 candidatos presidenciais, concorrem ainda 224 a governador, 243 ao senado, 10.630 a deputado federal, 16.737 a deputado estadual e 610 a deputado distrital, nos 27 estados (contando com o Distrito Federal) no país.
Dos mais de 29 mil candidatos, 1.323 procuram a reeleição.
Caso nenhum dos candidatos presidenciais ultrapasse 50% dos votos válidos, os dois mais votados voltam a enfrentar-se numa segunda volta em 30 de outubro.
* Com Lusa