Notícia
Conheça os 10 candidatos à Presidência da República
Há professores universitários, um calceteiro, empresários e uma socióloga. Com o arranque oficial da campanha eleitoral, o Negócios apresenta-lhe o perfil dos 10 candidatos à Presidência da República, que disputam as eleições de 24 de Janeiro.
António Sampaio da Nóvoa
Em busca do apoio do PS
Sampaio da Nóvoa parecia bem encaminhado para ter o apoio oficial do PS nas presidenciais. Anunciou a candidatura a 18 de Abril, mas o apoio que terá sido prometido por António Costa nunca chegou. É apoiado pelos anteriores presidentes da República Ramalho Eanes, Jorge Sampaio, Mário Soares e por vários socialistas. Foi reitor durante vários anos da Universidade de Lisboa, tendo sido o responsável pela fusão das universidades Técnica e de Lisboa. Vai tentar disputar a segunda volta com Maria de Belém.
Cândido Ferreira
O médico que quer defender o povo
Natural de Coimbra, o médico de 66 anos apresentou a sua candidatura a 25 de Abril de 2015, afirmando que "nunca tantos portugueses sofreram tanto às mãos de tão poucos e sem que o Presidente da República alguma vez tivesse tomado alguma atitude firme em prol do nosso povo". Filiou-se no PS em 1974, partido que viria a abandonar em 2011. Em 1976, foi mandatário-jovem de Ramalho Eanes, candidato à Presidência da República. É médico.
Edgar Silva
Da Madeira para o continente
O candidato oficial do PCP é Edgar Silva, o líder dos comunistas no arquipélago da Madeira que, curiosamente, já foi padre. Licenciou-se em Teologia e destacou-se em iniciativas sociais como o Movimento de Apoio à Criança ou a Escola Aberta. Deu aulas na Universidade Católica do Funchal e foi deputado da Assembleia Regional da Madeira, escreve a Lusa. Tem 53 anos e não exclui, no futuro, liderar o PCP.
Henrique Neto
O empresário que quer ser Presidente
O empresário e co-fundador da empresa Iberomoldes, de 79 anos, foi o primeiro a anunciar a sua candidatura, a 25 de Março de 2015. Apesar de ser militante e antigo deputado do PS, tem uma postura crítica relativamente à actuação dos últimos anos do partido, sendo, nomeadamente, publicamente desfavorável a muitas das escolhas feitas pelo Executivo de Sócrates e não concorda que Costa seja primeiro-ministro.
Jorge Sequeira
O motivador que quer dar voz aos indignados
Psicólogo e empresário, Jorge Sequeira, de 48 anos, destaca-se como orador motivacional. Apresentou a sua candidatura em Julho e diz que não está preso a qualquer partido. Foi provedor do adepto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Tem como lema "Portugal como nós".
Marcelo Rebelo de Sousa
O favorito consegue ganhar à primeira?
Marcelo Rebelo de Sousa, de 66 anos, já fez quase tudo na política mas ainda não chegou a nenhum cargo de chefia. Perdeu a possibilidade de se tornar primeiro-ministro em 1999, quando era líder do PSD, depois de uma polémica com Paulo Portas. Descrito como brilhante, mas também matreiro e intriguista, é professor catedrático de Direito. Apresentou a sua candidatura a 9 de Outubro. O CDS e o PSD recomendaram o voto em si. Todas as sondagens apontam Marcelo como candidato favorito, vencedor à primeira e à segunda voltas. A resposta será dada a 24 de Janeiro.
Maria de Belém
Iniciar novas práticas como Presidente
A ex-ministra da Saúde Maria de Belém Roseira, de 66 anos, apresentou a sua candidatura à Presidência contra a vontade de António Costa. Em resultado, o PS não apoia oficialmente nenhum candidato. Maria de Belém já desempenhou diversos cargos políticos e partidários, tendo sido inclusivamente presidente do PS quando António José Seguro era secretário-geral. Diversas figuras socialistas estão do seu lado, tais como Jorge Coelho ou Marçal Grilo. Nas sondagens, disputa o segundo lugar taco-a-taco com Sampaio da Nóvoa.
Marisa Matias
Objectivo: obrigar Marcelo a ir à segunda volta
Marisa Matias tem 39 anos e uma vida que, como ela própria gosta de dizer, é "uma soma de improbabilidades". Socióloga e eurodeputada, divide-se entre Estrasburgo, Bruxelas, Coimbra e Alcouce a pequena aldeia do interior centro onde nasceu. É a candidata à Presidência da República apoiada pelo Bloco de Esquerda e, embora nunca admita que a sua não é uma candidatura para vencer, já afirmou várias vezes que quer obrigar Marcelo a ir a uma segunda volta e, então, unir a esquerda em torno de um candidato presidencial.
Paulo Morais
O combatente da corrupção
Paulo Morais, de 52 anos, foi o primeiro candidato a entregar a sua candidatura no Tribunal Constitucional, tendo-o feito simbolicamente a 1 de Dezembro. Foi vice-presidente e vereador do urbanismo na Câmara do Porto entre 2002 e 2005, altura em que denunciou várias pressões de empreiteiros e privados para a aprovação de projectos urbanísticos ao arrepio das leis. Desde então tem travado um combate contra a corrupção, acusando várias vezes o Parlamento de ser um "antro de corrupção".
Vitorino Silva
O confronto entre a academia e as botas de biqueira de aço
Aparente desconhecido sob o seu nome verdadeiro, o caso muda de figura quando se percebe que se trata de Tino de Rans, o famoso ex-presidente da Junta de Freguesia de Rans, em Penafiel, que saltou para a ribalta em 1999 num congresso do PS em Lisboa. Vitorino candidata-se para devolver à "plebe" o protagonismo e elege Marcelo Rebelo de Sousa como seu principal adversário num confronto entre "a academia e as botas de biqueira de aço, a rua e o ar condicionado". Vitorino tem 44 anos e é calceteiro de profissão.