Notícia
PAN elege um deputado. Livre e PDR falham
O PAN garantiu a eleição de um deputado para a Assembleia da República, que na próxima legislatura passará a ter mais um partido com assento parlamentar.
Havia a expectativa de vários pequenos partidos conseguirem nestas eleições a eleição de deputados para a Assembleia da República, mas só o Pessoas Animais e Natureza (PAN) o conseguiu.
Com um resultado nacional de 1,39%, equivalente a 74.230 votos, foi no distrito de Lisboa que o PAN conseguiu eleger um deputado. Na capital obteve 22.583 votos, ou 1,97%.
Será André Lourenço e Silva a representar o PAN na Assembleia da República, sendo este o único partido que passará a ter presença no Parlamento, face às últimas eleições.
O Livre de Rui Tavares (0,72%) e o PDR de Marinho e Pinto (1,13%) falharam a eleição de qualquer deputado.
A Assembleia da República contará assim, na próxima legislatura, com sete bancadas parlamentares - PSD, CDS, PS, BE, PCP, PEV e PAN.
O último novo partido a ser eleito para a Assembleia da República foi o Bloco de Esquerda, que elegeu dois deputados em 1999. Há 16 anos que a constituição do parlamento inclui os mesmos partidos -- PSD, PS, CDS-PP, PCP, BE e PEV.