Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rui Moreira vence eleições no Porto

O candidato independente consegue a eleição para um segundo mandato. As projecções avançadas pelas televisões apontam para a possibilidade de obter uma maioria absoluta e dispensar acordos de governação.

01 de Outubro de 2017 às 20:18
  • ...

Rui Moreira vai continuar a ser presidente da Câmara Municipal do Porto. O independente venceu as autárquicas este domingo, 1 de Outubro, com as projecções avançadas pelas diferentes televisões a darem a possibilidade de alcançar mesmo a maioria absoluta.


A sondagem da Universidade Católica para a RTP coloca Rui Moreira com uma votação entre 43% e 48%, ou seja, pode eleger seis a oito vereadores. Se conseguir sete mandatos, garante a maioria absoluta. Seguem-se Manuel Pizarro (28% - 31%), Álvaro Almeida (8% - 10%), Ilda Figueiredo (6% - 8%) e João Teixeira Lopes (5% - 7%).

 

Na estimativa da SIC, Rui Moreira obtém uma percentagem mais baixa (37,7% - 42%), mas que também abre boas perspectivas para uma maioria absoluta. Pizarro sobe a votação do PS para o intervalo 30,3% - 34%, o PSD pode eleger apenas um vereador com a estimativa entre 7,7% e 11%. João Teixeira Lopes e Ilda Figueiredo estão também à beira da eleição, que ainda não é garantida com o intervalo igual para ambos: de 4,8% a 7,2%.

 

O estudo da Intercampus para a TVI "sobe" a estimativa de Rui Moreira para números mais próximos dos projectados pela Católica (42% - 47%), ou seja, acima dos 39,25% obtidos pelo independente em 2013. Ficaria próximo da maioria absoluta, a confirmar-se, e poderia dispensar os apoios do PS (27,7% - 31,7%, 4 a 5 mandatos), do PSD (8,1% - 11,1%, 1 a 2 mandatos), CDU (5% - 8%) e BE (4,2% - 7,2%). Estes últimos podem eleger um vereador cada.

Ver comentários
Saber mais Eleições autárquicas Porto Rui Moreira Manuel Pizarro Álvaro Almeida Ilda Figueiredo João Teixeira Lopes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio