Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Projecção aponta para vitória de David Cameron nas eleições britânicas

Os conservadores obtiveram mais 77 lugares do que os trabalhistas, segundo a sondagem à boca das urnas. O partido de David Cameron ficou assim a 10 lugares de uma maioria. Já os seus actuais parceiros de coligação - os liberais democratas - obtiveram os lugares suficientes para assegurar a renovação da actual coligação no poder.

Bloomberg
  • 3
  • ...

David Cameron poderá governar o Reino Unido por mais cinco anos. Segundo a sondagem à boca das urnas, os conservadores elegeram 316 deputados contra 239 deputados dos trabalhistas.

 

O partido de David Cameron ganhou assim nove lugares face ao actual, enquanto os trabalhistas perdem 17 lugares na sondagem realizada a 22 mil eleitores pela GfK-NOP e Ipsos Mori para a BBC, ITV e a Sky News.

 

Em terceiro lugar na projecção surge o SNP (Scottish National Party) com 58 lugares dos 59 mandatos na Escócia.

 

Seguem-se os liberais democratas de Nick Clegg com 10 lugares, os actuais parceiros dos conservadores no governo. Em teoria, se optarem por renovar a coligação os 10 lugares dos liberais democratas são suficientes para voltar a assegurar a maioria na Casa dos Comuns.

 

Seguem-se depois partidos mais pequenos: o Democratic Union Party da Irlanda do Norte (8 lugares), os nacionalistas galeses do Plaid Cymru (quatro lugares), e, por último, os eurocépticos do UKIP de Nigel Farage, assim como os Verdes (ambos com dois lugares cada).

 

Olhando para os cenários, se os conservadores e os liberais democratas se juntarem obtêm 326 lugares, o mínimo para assegurar uma maioria parlamentar. Já uma coligação entre os trabalhistas e os nacionalistas escoceses do SNP assegura 297 lugares.

 

O quão fiável é esta sondagem à boca das urnas? Nas últimas eleições, em 2010, ficou muito próxima do resultado final. Mas recuando a 1992, a sondagem apontou para uma maioria trabalhista, para horas mais tarde se confirmar uma vitória por maioria dos conservadores.

 

Entretanto, saiu esta noite uma nova sondagem da YouGov. Apesar de também obterem uma vitória nesta projecção, os conservadores conquistaram menos lugares neste inquérito Ao mesmo tempo, os seus parceiros de coligação obtiveram mais 21 lugares face à sondagem da GfK-NOP/Ipsos Mori.

Assim, os conservadores surgem em primeiro (284 lugares), seguidos dos trabalhistas (263 lugares), SNP (48 lugares), liberais democratas (31 lugares), UKIP (dois lugares) e Verdes (um lugar). É de sublinhar, porém, que esta sondagem foi realizada por telefone e não à boca das urnas.

 

 
Reacções à sondagem à boca das urnas
Michael Gove (Partido Conservador) - "Se estiver certa [a sondagem], os conservadores venceram claramente esta eleição e o Labour claramente perdeu-a. (...) isto seria um voto de confiança na liderança de David Cameron e em particular na mensagem que reforçamos na campanha, que é se as pessoas quiserem assegurar a recuperação económica, vão ter de assegurar que David fica em Downing Street", segundo o The Guardian.
 
Ed Balls (Partido Trabalhista) - A sondagem à boca das urnas é "completamente contrária" a outras projecções. Mesmo que esteja correcta, David Cameron vai estar "pendurado" numa "escassa maioria". As eleições "ainda estão em aberto", disse na Sky News.
James Holt (Liberais Democratas) - "Parece muito mal, mas não acredito na sondagem. Não bate  nada certo com os nossos dados", disse um dos responsáveis pela comunicação do partido de Nick Clegg à BBC.
 
Nigel Farage (UKIP) - "A minha previsão para este noite é que os votos no UKIP vão provar ser um grande impulso para o Partido Conservador, não que fosse esta a nossa intenção".
 

(notícia actualizada às 23:33)

Ver comentários
Saber mais David Cameron política eleições reino unido
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio