Notícia
Primeiro-ministro israelita reivindica vitória nas legislativas
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reivindicou esta terça-feira uma "grande vitória" nas legislativas, depois de sondagens à boca das urnas darem um empate técnico com a lista de centro-esquerda União Sionista.
"Contra todas as probabilidades: Uma grande vitória para o Likud, uma grande vitória para o povo de Israel", escreveu Benjamim Netanyahu na sua conta no Twitter.
Mais de cinco milhões de israelitas votaram hoje nas legislativas antecipadas em Israel para decidir se o actual primeiro-ministro continua ou não na chefia do Governo, e escolher 120 deputados.
Segundo as sondagens realizadas à boca das urnas e divulgadas pela imprensa, o partido de direita do primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu, e a lista de centro-esquerda do trabalhista Isaac Herzog estão com um empate técnico, com 27 lugares, cada um, no parlamento.
A Lista Árabe Comum, coligação de quatro partidos que representam a minoria árabe de Israel, converteu-se na terceira força política no parlamento, com a possibilidade de alcançar entre 12 e 13 lugares, segundo as mesmas sondagens.
A coligação árabe poderá ter um peso considerável na próxima legislatura, mas os analistas descartaram qualquer possibilidade de que façam parte do próximo Governo israelita.