Notícia
Eleições autárquicas realizam-se a 1 de Outubro
O Conselho de Ministros definiu o dia 1 de Outubro como a data para a realização das eleições autárquicas, anunciou esta quinta-feira Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência.
Está confirmado. As eleições autárquicas terão lugar no próximo dia 1 de Outubro, adiantou esta quinta-feira, 30 de Março, a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, no final do Conselho de Ministros realizado esta manhã. Esta era a data esperada, depois de esta quarta-feira a secretária de Estado adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, ter confirmado aos jornalistas que o dia 1 de Outubro era a data escolhida pelo Governo para a realização das eleições locais previstas para este ano.
Isabel Oneto dizia ser esta a posição unânime resultante da ronda de consultas aos partidos, à Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) levada a cabo esta semana pelo primeiro-ministro, António Costa.
E já esta quarta-feira também o Bloco de Esquerda e o PCP transmitiram nas respectivas reuniões mantidas com António Costa a preferência pelo dia 1 de Outubro, deixando claro que a marcação das eleições locais não passaria por outra data.
Além da data escolhida estavam também em consideração os domingos 24 de Setembro e 8 de Outubro. Porém houve concordância geral de que o primeiro domingo não seria indicado dado Setembro ser um mês tradicionalmente aproveitado por muitos portugueses para o gozo de férias, além de ser também uma data muito próximo do início do ano lectivo escolar.
Já o domingo 8 de Outubro fica muito próximo (cerca de uma semana) da data prevista para a entrega do Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República, com os partidos a considerarem melhor a existência de um maior intervalo temporal entre os dois momentos.
Nas eleições locais de 2013 o PS conquistou 150 municípios, o que representou o melhor resultado de sempre dos socialistas em eleições locais. Assim, melhorar ou mesmo igualar o resultado obtido nas últimas autárquicas será sempre um óptimo resultado para os socialistas.
Já o PSD, que então era ainda Governo em coligação com o CDS, não foi além das 106 câmaras municipais, sendo que 20 em coligação. Para este ano o objectivo anunciado passa pela reconquista da presidência da ANMP, o que será difícil de atingir porque o PSD teria de vencer mais 25 autarquias sem perder nenhuma das conquistadas em 2013.
(Notícia actualizada às 14:30)