Notícia
Verdes descartam coligar-se com a CDU de Merkel
Chanceler alemã terá agora de virar-se para os sociais-democratas do SPD para tentar formar um Governo apoiado por uma maioria no Bundestag.
Depois de quase seis horas de discussões sobre o que deveria ser o programa concreto de um novo Governo, os “Verdes” concluíram que não existe uma base de entendimento suficiente para alicerçar uma coligação com os conservadores da CDU de Angela Merkel, em especial na área da energia, metas climáticas e fiscalidade.
A reunião entre a delegação da União Democrata-Cristã (CDU, na sigla em Alemão) e da congénere bávara, a União Social-Cristã (CSU), por um lado, com a dos Verdes, por outro, concluiu sem a necessária aproximação de posições, adiantaram fontes deste partido.
Este encontro sucedeu à sessão que a CDU/CSU manteve com os social-democratas do SPD na segunda-feira que, apesar de terminarem sem resultados concretos, vai ter continuidade, provavelmente na quinta-feira.
Merkel procura um parceiro para formar um governo de coligação, apesar de ter ganho as eleições legislativas, com 41,5% de votos, por o partido com que formava maioria no anterior executivo, o Liberal (FDP), ter ficado excluído do parlamento ao não alcançar um mínimo de 5% dos votos.
A possibilidade de uma reedição de uma grande coligação com o SPD, como a que liderou Merkel no seu primeiro mandato (2005/2009), é considerada a mais plausível para a nova legislatura.