Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Temido é a mais bem posicionada para enfrentar Montenegro

Num potencial embate entre PS e PSD, o melhor resultado do líder social democrata surge quando, do outro lado, o nome que aparece é o de Fernando Medina. Num exercício em que se colocam na balança os vários possiveis sucessores de Costa, a ex-ministra da Saúde é a que mais se distingue.

Lusa/EPA
16 de Abril de 2023 às 09:00
  • ...

Se o país fosse agora a votos, e num cenário em que António Costa já não fosse candidato a primeiro-ministro, Marta Temido, a ex-ministra da Saúde, seria quem estaria mais bem posicionado para se bater contra o líder social democrata. 


A conclusão é da Intercampus, no seu barómetro de abril para o Negócios, CM e CMTV, que abordou várias possibilidades, tendo em conta os nomes que se têm perfilado para suceder ao atual primeiro-ministro socialista. E, se a cabeça de cartaz socialista fosse Marta Temido, Montenegro obteria 42% dos votos e a ex-ministra 36,9%, com 21,1% dos inquiridos ainda sem dar uma resposta concreta. 



Além de Marta Temido, a análise abrangeu as hipóteses Fernando Medina, Pedro Nuno Santos, Mariana Vieira da Silva e Duarte Cordeiro. Luís Montenegro ganha em todos os cenários, mas nunca chega aos 50% de votos. Por outro lado, também em todos os cenários, há uma percentagem significativa de inquidios que não sabem ou não respondem e que poderiam acabar por fazer balançar os resultados. 


Fernando Medina é quem aparece em pior situação. Num embate contra Montenegro, o PSD conseguiria 49,8% dos votos enquanto que o atual ministro das Finanças não iria além dos 22,1% (com uma fatia de 28% que não respondem). Duarte Cordeiro teria um desempenho mais baixo - 20,8% - mas Montenegro surge aqui apenas com 46,1% dos voltos e um terço (33,1%) não sabe ou não responde.  


Em ambos os casos um resultado pior do que o que conseguiria Pedro Nuno Santos, afastado do Governo, com mandato de deputado suspenso e, desde janeiro, fora do secretariado nacional do PS. O ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação obteria 27% dos votos e Montenegro 44,9%, sendo que neste cenário a percentagem de respondentes que não sabe ou não responde é também de 28%. 


Mariana Vieira da Silva, outro nome que integra o grupo dos delfins de António Costa, conseguiria 30,7%, contra 43,4% de Luís Montenegro, que teria neste duelo o segundo pior resultado, a seguir ao obtido contra Marta Temido. Aqui há ainda 25,9% de indecisos. 

Ficha Técnica

Objetivo: Sondagem realizada pela Intercampus para a CMTV, com o objetivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da política nacional, incluindo a intenção de voto em eleições legislativas. Universo: População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental. Amostra: A amostra é constituída por 610 entrevistas, com distribuição proporcional por género, idade e região. Seleção da amostra: A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por Região (NUTSII), Género e Idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da População Portuguesa (31/12/2020) da Direção Geral da Administração Interna (DGAI). Recolha da Informação: A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade. Os trabalhos de campo decorreram de 6 a 12 de abril de 2023. Margem de Erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de 4%. Taxa de Resposta: A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 63,4%.

Ver comentários
Saber mais Montenegro António Costa Mariana Vieira da Silva Intercampus Marta Temido Fernando Medina Pedro Nuno Santos Duarte Cordeiro Luís Montenegro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio