Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Severiano Teixeira: "Surpresa [com a guerra]? Confesso que não tive"

O ex-ministro da Defesa Nacional defende que Putin "nunca escondeu o que ia fazer" e que a tebdência esteve sempre lá. Para o também docente universitário, o Ocidente não quis ver a mudança geopolítica que estava a formar-se.

A carregar o vídeo ...
26 de Outubro de 2022 às 15:00
  • ...
O ex-ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira não se mostra surpreendido com a invasão da ucrânia pela Rússia e acredita que os sinais "estavam todos lá" há vários anos. "Não estavamos era a querer ver uma coisa que era evidente desde 2008", enfatiza.

"Dizer que o Ocidente foi surpreendido com o que se passou agora, em 2022, [com a invasão da Ucrânia] é não querer ver. A tendência estava lá", afirma o também docente univeristário.

Nuno Severiano Teixeira é o convidado desta semana do podcast Conversas Visíveis, numa análise conduzida pelos colunistas da Mão Visível Joaquim Aguiar Jorge Marrão.O episódio estará disponível no site do Negócios e nas plataformas Apple Podcasts e Spotify a partir desta quinta-feira.

O antigo governante recorda nesta conversa a "Cimeira da NATO em que se discutia a questão do alargamento à Geórgia", com Bush pressionando para que a Geórgia pudesse aderir e Merkel a não permitir que isso acontecesse. "Essa cimeira é para aí de abril de 2008, a Geórgia não entrou e meses depois há o golpe de força da Rússia na Geórgia. É a primeira manifestação dessa vontade [de Putin]", descreve.


No entender do professor universitário da Universidade Nova, "o Ocidente não fez grande coisa" perante tal movimentação. "Houve declarações, um simulacro de sanções e nada aconteceu." Depois, acrescentou, "em 2014, [a Rússia] anexa a Crimeia, voltou a haver política declaratória por parte do Ocidente, mas verdadeiramente nada mais aconteceu".

"Dizer que o Ocidente foi surpreendido com o que se passou agora em 2022 é não querer ver. A tendência estava lá. Também é preciso dizer que Putin disse sempre as coisas com muita clareza, nunca escondeu o que ia fazer", descreve Severiano Teixeira neste episódio das Conversas Visíveis.

Numa conversa de cerca de uma hora, Nuno Severiano Teixeia analisa também o papel da Alemanha na abordagem do Ocidente à Rússia.

Ver comentários
Saber mais Nuno Severiano Teixeira Rússia Ocidente Conversas Visíveis Putin
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio