Notícia
Seis luso-descendentes na corrida ao Congresso dos EUA
David Valadão, Devin Nunes, Jim Costa, Johnny Tacherra, David Martins e Pat Toomey são os descendentes de portugueses que concorrem à Câmara dos Representantes e ao Senado norte-americano.
Na Califórnia, os republicanos David Valadão e Devin Nunes procuram ser reeleitos para a Câmara dos Representantes, bem como o Democrata Jim Costa, que defronta outro descendente de açorianos, Johnny Tacherra.
No Senado, Pat Toomey, que é neto de imigrantes açorianos, é o único luso-descendente na corrida à câmara alta do Congresso dos EUA.
Toomey, que foi congressista pelo estado da Pensilvânia por três mandatos, entre 1999 e 2005, termina agora o seu primeiro mandato de seis anos como senador.
Toomey tem um caminho difícil para a reeleição: depois de meses virtualmente empatado com a candidata democrata, Katie McGinty, a última sondagem, de 1 de Novembro, mostra McGinty com uma vantagem de 47 pontos para os 35 de Toomey.
#FBF: When you lose a bet to a @Cubs fan after seeing your @Pirates fall short in the wild card game #Buccos https://t.co/FGvutZroIz pic.twitter.com/UFgboXZSyq
— Senator Pat Toomey (@SenToomey) 28 de outubro de 2016
Devin Nunes, o luso-descendente mais bem colocado no Congresso, onde lidera o Comité dos Serviços de Informação, nunca comentou a candidatura de Donald Trump, mas disse que votaria na escolha do seu partido.
Nunes, que defronta Louie J. Campos, lidera as sondagens e deve ser reeleito para o 22.o distrito.
My interview with @TheLeadCNN on terrorism and national security: https://t.co/dlBNZQKlN7 pic.twitter.com/sL7QSrAePj
— Rep. Devin Nunes (@Rep_DevinNunes) 12 de abril de 2016
O mesmo acontece com David Valadão, que anunciou que não vai votar em Donald Trump ou Hillary Clinton, e que lidera nos estudos de opinião contra o candidato latino Emilio Huerta, apesar de 71 por cento dos eleitores do seu distrito, o 21o, terem origem latina.
Did you know Valley veterans & their families can dial 211 anytime to access helpful resources? #MissionUnited pic.twitter.com/eTT4kbYTFQ
— Rep. David Valadao (@RepDavidValadao) 2 de maio de 2016
Ainda na Califórnia, Johnny Tacherra enfrenta, pela terceira vez consecutiva, o luso-descendente Jim Costa na corrida pelo 16.o distrito da Califórnia.
Made it official today! Filed my papers to be on the ballot for #CA16! #559vote pic.twitter.com/eYotTTEoXs
— Johnny Tacherra (@Vote4Tacherra) 9 de março de 2016
Costa é eleito por este distrito desde 2004 e derrotou o republicano Tacherra em 2012 e 2014.
Great to be on @GreatDayKMPH this morning, we talked about the need to pass a spending bill, #Zika, and CA water. pic.twitter.com/1GbkFs3KOz
— Rep. Jim Costa (@RepJimCosta) 14 de setembro de 2016
Nas ultimas eleições, no entanto, apenas 1319 votos separaram os dois candidatos, na corrida mais renhida de toda a costa leste. Dois anos depois, segundo a última sondagem, de 15 de Outubro, o republicano segue agora na frente, com uma liderança de oito pontos.
Em Nova Iorque, Jack Martins quer representar o 3.º distrito depois de três mandatos como senador estadual.
In the green room at the News 12 studio getting ready for the @News12LI #NY03 debate. pic.twitter.com/PpeVfkRd1g
— Jack Martins (@MartinsNY3) 26 de outubro de 2016
Durante o mês de Outubro, recuperou de uma desvantagem nas sondagens superior a 10 pontos para o democrata Thomas Suozzi e está agora dentro da margem de erro.
Se o resultado das eleições replicar o que as sondagens indicam, Portugal será representado na Câmara dos Representantes por três luso-descendentes Republicanos e nenhum Democrata, algo que nunca aconteceu.