Notícia
Rui Rio confirma preparação de candidatura à liderança do PSD
Em declarações ao Diário de Notícias, Rui Rio confirma que tem estado em contacto com senadores do PSD para preparar um assalto à liderança do partido.
"O que era notícia é que eu não falasse com ninguém nesta altura." A frase é dita por Rui Rio ao DN, confirmando que está em contactos com outros quadrantes do PSD para avaliar a possibilidade de uma candidatura à presidência dos sociais-democratas.
Poucas horas depois de serem conhecidos os resultados historicamente maus do PSD nas autárquicas, o antigo presidente da Câmara do Porto esteve ontem num jantar com figuras influentes do partido, como Nuno Morais Sarmento, Ângelo Correia, Feliciano Barreiras Duarte e José Eduardo Martins. O diário é enfático: desta vez, Rui Rio vai mesmo avançar.
A expectativa das fontes sociais-democratas contactadas pelo DN é que Pedro Passos Coelho não se demita, mas que anuncie que não se recandidata à liderança do partido, num processo eleitoral que deverá arrancar em Janeiro do próximo ano. Recorde-se que está marcado para hoje um Conselho Nacional do PSD.
O Negócios escreve hoje que Passos pode não anunciar a sua decisão hoje, para não a ligar tanto ao resultado das autárquicas.
Já esta manhã, o Expresso também avança que esse cenário de não-recandidatura de Passos parece ser o mais provável, mesmo que não seja anunciado já hoje. O semanário adianta ainda que Luís Montenegro está a ser pressionado por alguns "passistas" a avançar contra Rui Rio, mas está hesitante por estar muito conotado com Passos Coelho e por temer uma derrota nas legislativas de 2019.