Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quase 41 mil voluntários organizam consulta de domingo aos catalães

Quase 41 mil voluntários, que se inscreveram em apenas duas semanas, serão os responsáveis por organizar, no próximo domingo, numa jornada histórica na Catalunha, com uma votação contestada e travada repetidas vezes pelo Governo central espanhol.

Bloomberg
07 de Novembro de 2014 às 09:11
  • ...

No acto de "participação" popular podem votar todos os cidadãos catalães residentes na Catalunha ou no estrangeiro que sejam maiores de 16 anos e todos os estrangeiros que residem na região, também maiores de 16.

 

Não há um censo oficial, pois a convocatória formal da consulta está suspensa pelo Tribunal Constitucional, mas centenas de milhares de pessoas foram já consultar a página Participa2014.cat para saber onde podem exercer o seu direito de voto.

 

Para isso, foram instalados 6.695 pontos de participação, distribuídos por 1.317 locais de votos (dos quais 600 são escolas), em 942 dos 947 municípios da Catalunha.

 

Fora da Catalunha, haverá 19 pontos de votação, nos escritórios do Governo catalão em cidades como Paris, Londres, Nova Iorque e São Paulo, sendo que o primeiro ponto de votação abre em Sydney às 9h locais de domingo (0h em Barcelona).

 

Mais de 600 jornalistas de vários países estão acreditados para acompanhar a votação, tendo sido criado para o efeito um centro de imprensa onde se farão as comunicações oficiais durante a jornada de voto.

 

Durante a jornada de domingo estarão destacados em toda a Catalunha 2.236 efectivos dos Mossos d'Esquadra - a polícia regional - e 4.756 outros como reforço, segundo anunciou o "ministro" regional do Interior, Ramon Espadaler.

 

O dispositivo de segurança começa a ser instalado na manhã de sábado, ainda que a grande maioria dos agentes estará activo apenas no domingo.

 

Não se prevê que os agentes, que têm como missão garantir a segurança dos cidadãos e manter a ordem pública, realizem qualquer escolta às urnas ou segurança nos locais de votação.

 

Apenas os residentes nas autarquias de Pontons (Barcelona), Arres, Bausen e Canejan (Lérida) e Horta de Sant Joan (Tarragona) terão que se deslocar fora da sua zona de residência, já que, quer em instalações regionais, quer autárquicas, haverá locais de voto em 942 dos 947 municípios catalães.

 

No caso de Horta de San Joan, por exemplo, onde vivem 1.200 pessoas, a Convergência e União (CiU), partido no governo regional, já anunciou que disponibilizará autocarros para que quem queira ir votar o possa fazer na localidade vizinha de Gandesa.

 

Barcelonés é a comarca (das 41 da Catalunha) que terá mais locais de voto (186, com 1.772 mesas) e Alta Ribagorça (nos Pirinéus de Lérida) a comarca com menos: três locais e quatro mesas.

 

O Governo regional informou igualmente que 40.930 pessoas, incluindo funcionários regionais, se voluntariaram para exercer várias tarefas relacionadas com o processo de voto, um número que duplicou as expectativas iniciais do Governo.

 

Uma sondagem divulgada pelo jornal catalão El Periodico reflecte que quase metade dos catalães (47,2%) afirma com certeza que votará e que 16,8% admitem que provavelmente votarão.

 

Apesar disso, e feitas as ponderações necessárias, a participação real deverá, segundo a sondagem, ser de entre 32 e 34%, o que representaria a votação de cerca de dois milhões de catalães, num censo de 6.300.000 de pessoas.

 

Uma outra sondagem, do jornal El Pais, considera que 49% dos catalães rejeita o modelo alternativo de consulta e que 44% a apoia, que 78% dos catalães quer o diálogo com o Governo central e que só 38% quer que as próximas eleições regionais tenham um cariz plebiscitário.

 

Segundo o El Pais, 29% dos sondados é a favor da independência, 17% quer continuar dentro de Espanha e 46% a favor de uma terceira via, com mais autonomia e competências adicionais para a Catalunha.

 

Os primeiros resultados deverão ser conhecidos ainda no domingo, segundo fontes do Governo regional.

Ver comentários
Saber mais Catalunha Espanha política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio