Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS já ultrapassa PSD em 12 pontos nas intenções de voto

Apesar da crise política que o País atravessa, a distribuição da intenção de voto dos portugueses não se alterou. O PS lidera com 37% das intenções e António José Seguro continua a ser a figura mais popular. Já Passos e Portas viram a sua popularidade diminuir, consequência da agitação política dos últimos dias.

Paulo Duarte/Negócios
12 de Julho de 2013 às 15:55
  • ...

O último barómetro da Eurosondagem, realizado para o “Expresso” e para SIC, continua a colocar o Partido Socialista (PS) em primeiro lugar nas intenções de voto dos portugueses, com 37%.

 

Segue-se o Partido Social Democrata (PSD) com 25%. Ambos os partidos conseguiram aumentar o potencial de eleitores, com uma subida de 0,1% e 0,2%, respectivamente, face à ultima sondagem.

 

Em terceiro lugar está a Coligação Democrática Unitária (CDU) com 12% das intenções. A coligação de esquerda é a única que desce nas intenções de voto, menos 0,1% face ao último mês.

 

Juntos, PS e CDU concentram 49% das intenções de voto. Desde Setembro de 2012 que a força política de António José Seguro supera o PSD no barómetro da Eurosondagem.

 

O CDS-PP é o partido que mais cresceu nas intenções de voto, mais 0,3% face a Junho, alcançando agora 8% de potenciais eleitores. O Bloco de Esquerda (BE) mantém o valor da última projecção, 8%, a mesma percentagem alcançada pelo partido liderado por Paulo Portas.

 

Os resultados para o mês de Julho indicam que a crise política que o país atravessa há duas semanas não alterou a distribuição das intenções de voto dos portugueses, uma vez que a projecção mantém a tendência verificada em Junho.

 

Quanto à popularidade, as figuras e os decisores políticos perderam terreno em Junho, com excepção dos juízes que viram a sua popularidade aumentar 0,3%, mas continuando ainda assim em terreno positivo (-16,1 pontos).

 

António José Seguro continua a ser a figura política mais popular, com 21,7 pontos. Apesar de ser o mais popular, o líder do PS caiu o,3% face a Junho.

 

Paulo Portas e Passos Coelhos foram as figuras que viram a sua popularidade cair mais, 3,2% para ambos. Se Portas consegue ter uma popularidade positiva, 9,9 pontos, já o primeiro-ministro tem uma popularidade negativa, menos 13,2 pontos.

 

Cavaco Silva permanece impopular, caindo 2,8% em Junho, para se fixar nos 5,5 pontos negativos.

 

A sondagem foi elaborada entre a última sexta-feira e quarta-feira desta semana, já depois de Vítor Gaspar sair do Governo e Paulo Portas apresentar a sua demissão. Os efeitos do discurso de Cavaco Silva ainda não são contemplados na projecção.

Ver comentários
Saber mais Sondagens Eurosondagem PS PSD CDS-PP CDU BE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio