Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Passos e Rajoy querem acabar com "isolamento" energético da Ibéria

Portugal e Espanha estão a preparar uma posição conjunta para levar à cimeira europeia de Junho. Querem que a Europa ajude a pôr termo à "ilha energética" que ainda é a Península Ibérica.

Paulo Duarte/Negócios
04 de Junho de 2014 às 17:35
  • ...

Os Governos de Portugal e de Espanha estão a preparar uma posição conjunta para levar à cimeira europeia de Junho para pressionar a União Europeia a concretizar um verdadeiro mercado único de energia. Querem que a Europa se empenhe em pôr termo à "ilha energética" que ainda é a Península Ibérica.

 

A iniciativa, à qual se poderá associar a Polónia, foi anunciada pelos chefes dos dois governos no final de mais uma cimeira bilateral, que decorreu nesta quarta-feira em Vidago.

 

Falando ao lado de Mariano Rajoy, Pedro Passos Coelho sublinhou a necessidade de reforçar as interligações de electricidade e gás entre Portugal e Espanha e o resto da Europa para baixar custos, dar mercado à oferta de energias renováveis, desenvolver as infra-estruturas para armazenar gás e aumentar a segurança do abastecimento energético à Europa.

 

Um debate "tanto mais importante quando muitos parceiros europeus querem reduzir a dependência energética face à Rússia", assinalou o governante, prometendo que Portugal e Espanha irão ao próximo conselho europeu com uma estratégia comum para "defender o fim deste isolamento em que Portugal e Espanha se encontram".

 

O primeiro-ministro sublinhou ainda a maior integração da oferta de saúde nas áreas transfronteiriças e também a definição de prioridades e a sincronização dos calendários para os projectos de transporte ferroviário de mercadorias como uma prova de que o investimento público "será mais eficiente e mais racional" num momento exigente de consolidação orçamental.

Ver comentários
Saber mais cimeira luso-espanhola Pedro Passos Coelho Mariano Rajoy Portugal Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio