Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nem à terceira houve maioria. Assis vence, mas AR continua sem presidente

Ainda não foi desta que o Parlamento conseguiu reunir maioria em torno de um candidato para presidir à Assembleia da República. Assis vence, mas não chega ainda aos necessários 116 votos favoráveis para ser eleito. Processo recomeça esta quarta-feira e serão aceites novas candidaturas até às 11:00 e feita uma nova votação ao meio dia.

As principais forças políticas às eleições de 10 de março – PS e AD – prometem atualizações anuais dos escalões de IRS à taxa de inflação.
Bruno Simão
26 de Março de 2024 às 22:05
  • ...
Duas votações depois, não foi ainda nesta terceira tentativa que os deputados representados na Assembleia da República reuniram maioria em torno de um candidato à presidência do Parlamento. Francisco Assis venceu com 90 votos e Aguiar-Branco conseguiu 88 votos. Houve, ainda, 52 votos em branco. O processo recomeça nesta quarta-feira e serão aceites novas candidaturas até às 11:00 e feita uma nova votação ao meio dia.

Este é o resultado da terceira votação do dia para eleger o presidente da Assembleia da República. Depois da falta de uma maioria, durante a tarde, para aprovar o nome de José Pedro Aguiar-Branco para presidir à Assembleia da República, e de, numa segunda ronda, nenhum dos três candidatos presentes ter conseguido reunir 116 ou mais votos para poder presidir o Parlamento. 

Manda o regimento que, caso nenhum candidato reuna maioria absoluta, o processo de eleição da presidência da Assembleia da República seja "reaberto".

Na primeira votação desta segunda ronda para eleger o Presidente da AR, Aguiar-Branco conseguiu 88 votos, Francisco Assis teve 90 votos e Manuela Tender teve 49. Houve 2 votos brancos e foram contados 229 votos.

Francisco Assis conseguiu, assim, a vitória nessa primeira volta, com o apoio declarado do PS, BE e Livre e o presumível apoio dos restantes partidos à esquerda. Aguiar-Branco registou ainda menos um voto do que conseguiu na primeira votação desta terça-feira.

Esta tarde, ao contrário de todas as expectativas, o deputado social-democrata José Pedro Aguiar-Branco falhou a primeira tentativa de eleição como novo presidente da Assembleia da República. O sucessor do Augusto Santos Silva era o único nome no boletim de voto e reuniu 89 votos a favor, 134 votos em branco e 7 nulos.

Este é um resultado que surpreende depois de André Ventura ter anunciado, esta segunda-feira, que o Chega votaria a favor do nome de Aguiar-Branco após um acordo em que o PSD se comprometeu a aprovar o nome de Diogo Pacheco de Amorim para a vice-presidência da AR.
Ver comentários
Saber mais Francisco Assis Manuela Tender André Ventura Aguiar-Branco
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio