Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS avança com Assis, PSD mantém Aguiar-Branco e Chega junta-se à corrida com Manuela Tender

A votação está marcada para as 21:00 e os partidos têm de apresentar os nomes até às 20:00.

Após as eleições de domingo, já foram distribuídos os 226 deputados dos círculos nacionais. Quatro deputados eleitos por círculos da emigração só serão conhecidos até dia 20.
João Cortesão
26 de Março de 2024 às 19:27
  • ...
Depois da primeira votação falhada para a eleição de José Pedro Aguiar-Branco para a presidência da Assembleia da República, a nova ronda de votação, marcada para as 21:00, vai contar com três nomes: o PS avança com Francisco Assis, o PSD mantém o nome de Aguiar-Branco e o Chega vai indicar Manuela Tender.

A decisão do PS foi anunciada por Eurico Brilhante Dias na Assembleia da República depois de uma reunião extraordinária do Grupo Parlamentar do PS na Sala do Senado, explica a Agência Lusa. 

O socialista diz que o seu partido foi confrontado com um "acordo à direita" e por isso não apresentou nenhum candidato à presidência da Assembleia da República. Agora, perante o impasse, vai apresentar o seu próprio candidato, que é Francisco Assis.

O PSD, depois de ver rejeitada a candidatura de Aguiar-Branco, vai insistir com o mesmo nome em "nome do interesse nacional", de acordo com as palavras do próprio deputado nos corredores da Assembleia da República. Sobre a candidatura de Assis, disse apenas que o mesmo está "no seu direito".

Para baralhar as contas, o Chega, que surpreendeu ao opôr-se à candidatura de Aguiar-Branco, também vai ter um candidato no boletim de voto. O partido de Ventura apresentou Manuela Tender, ex-deputada do PSD, para presidir à Assembleia da República.

A votação está agendada para as 21:00 e não há garantia de que haja uma solução para o impasse uma vez que continua a ser necessário reunir sobre uma candidatura uma maioria absoluta. Aliás, agora com candidatos dos três principais partidos, esse cenário parece cada vez mais distante
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio