Notícia
Montenegro confiante em trocas comerciais UE-EUA sem "excessiva carga tarifária"
O primeiro-ministro português sublinha que a UE é um bloco comercial competitivo "à escala global", que está preparado para lidar com a negociação das tarifas americanas.
O primeiro-ministro acredita que a União Europeia (UE) vai ser capaz de, "com argumentação", convencer os Estados Unidos a não sobrecarregar o bloco com pesadas tarifas.
"Os EUA são um parceiro comercial, um parceiro político de primeira linha da UE. E não há razão para não termos capacidade de demonstar, com argumentação, as virtudes de termos trocas comerciais que não estejam marcadas por uma excessiva carga tarifaria", disse em Bruxelas, onde participa num encontro com líderes europeus.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou tarifas ao Canadá, México (de 25%) e China (de 10%), a partir de terça-feira, e indicou que a UE também será algo de taxas, ainda que se desconheçam valores e datas.
Luís Montenegro considera que a "Europa está preparada", apesar dos muitos desafios que tem pela frente. A UE, disse, "tem hoje uma situação económica que não é brilhante", com as duas principais economias, França e Alemanha, perante "desafios políticos e financeiros muito significativos".
Ainda assim, continua a ter "um mercado interno de 500 milhões de pessoas". "Continuamos a ser, do ponto de vista da inovação, do conhecimento e da capacidade da nossa indústria transformadora, um bloco comercial competitivo à escala global", defendeu.
Olhando para os EUA, Montenegro disse acreditar que as tarifas anunciadas vão desfavorecer o próprio país.