Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministra da Agricultura soube da conta arrestada de Carla Alves pela comunicação social

Maria do Céu Antunes referiu que, tendo em conta as informações prestadas pela ex-secretária de Estado antes da tomada de posse, entendeu que Carla Alves "tinha condições para assumir o lugar" deixado vago por Rui Martinho. E diz que a "avaliação política" que levou à sua demissão "foi feita pela própria".

António Cotrim
18 de Janeiro de 2023 às 11:35
  • ...
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esclareceu esta quarta-feira que apenas soube da conta arrestada da ex-secretária de Estado Carla Alves, que motivou a sua demissão, após a tomada de posse e pela comunicação social. E sublinhou que Carla Alves lhe garantiu que não estava envolvida em nenhum processo judicial.

"As questões que coloquei é se tinha condições para assumir o lugar, tendo em conta até que vive em Trás-os-Montes, o que tem implicações da parte logística. Questionei também se tinha algum processo e deu-me conta de que havia um processo que envolvia o marido, mas não tinha implicações com ela própria", explicou Maria do Céu Antunes.

A ministra respondia assim às questões colocadas pelos deputados na comissão parlamentar de Agricultura e Pescas sobre o caso de Carla Alves, a ex-secretária de Estado da Agricultura que mediu para sair pouco mais de 24 horas depois de ter assumido o cargo, na sequência de uma notícia do Correio da Manhã sobre o arresto de uma das suas contas bancárias. 

Face às informações prestadas, a ministra da Agricultura diz que entendeu que Carla Alves "tinha condições para assumir o lugar" deixado vago por Rui Martinho, que pediu para sair por questões de saúde. "Foi nesse sentido que a propus para assumir as funções de secretária de Estado", disse. 

Maria do Céu Antunes referiu que Carla Alves "conhecia o Ministério desde 2018" e sublinhou que o currículo da ex-secretária de Estado "garantia a continuidade das políticas e o trabalho que é necessário fazer" na área da Agricultura.

No dia a seguir à tomada de posse e confrontada com a manchete do Correio da Manhã sobre o arresto de contas de Carla Alves, a ministra dirigiu-se à ex-secretária de Estado, que lhe informou que esse caso dizia respeito a "um processo do marido" e que "havia uma conta conjunta, onde o casal depositava os seus vencimentos", que foi arrestada.

"Chegámos à conclusão de que, de facto, há um processo do marido que diz respeito à suas funções de autarca. Quem teve acesso a toda a informação, o Ministério Público, não acusou a secretária de Estado", sublinhou. 

Maria do Céu Antunes enfatizou que esta é uma "situação ultrapassada" e que a "avaliação política foi feita pela própria". "A engenheira Carla Alves, no final do dia de quinta-feira, feitas as contas, entendeu que não tinha condições políticas e pessoais para continuar no cargo. Eu aceitei de imediato, respeitando a sua opinião", disse.
Ver comentários
Saber mais Agricultura Maria do Céu Antunes  Rui Martinho Carla Alves
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio