Notícia
Melhoria do rating pode ser decisão "de horas ou de semanas", diz Marcelo
O Presidente da República disse hoje que a melhoria do rating da dívida portuguesa, na sequência do encerramento formal do Procedimento por Défice Excessivo (PED) a Portugal, pode ser uma decisão "de horas ou de semanas".
"Vamos ver. Uma coisa é aquilo que nós achamos normal e desejamos, outra coisa é aquilo que vamos esperar para ver se já pode ocorrer dentro de horas, ou ocorrerá dentro de semanas", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no final de uma visita à associação Abraço, em Lisboa.
Questionado novamente sobre a expectativa de uma melhoria do rating de Portugal, o chefe de Estado reiterou: "Vamos esperar para ver. Não vale a pena estar a formular juízos antes de ver a decisão das agências que pode ser, como eu disse, de horas ou de semanas, quando muito de escassos meses".
Interrogado especificamente sobre uma eventual decisão da agência de notação financeira Fitch, Marcelo Rebelo de Sousa nada quis dizer. "Não vou comentar. Vou reservar-me para ver qual é a análise que a Fitch faz", respondeu.
Quanto ao encerramento formal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE), hoje decidido pelo Conselho de Ministros da União Europeia (Ecofin), o Presidente da República voltou a saudar o anterior executivo PSD/CDS-PP e o actual Governo do PS, defendendo que, "os dois governos, cada qual, à sua maneira, teve mérito".
No entanto, quis acima de tudo "agradecer aos portugueses estes cinco anos e meio", e realçou que "há um caminho a continuar".
"Esse trabalho continua, desde já, com o pagamento antecipado de dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), mas continua com a criação de riqueza, com o controlo do défice e, portanto, com a redução progressiva da dívida", acrescentou.
(notícia actualizada às 18:18. Notícia actualizada uma segunda vez às 18:27 com mais declarações do Presidente da República)