Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo: Segredo português tem sido estabilidade entre Governo, PR e parlamento

O chefe de Estado defendeu este domingo que o segredo da presidência portuguesa do Conselho da UE tem sido a "procura da estabilidade" e a "coabitação política entre o Presidente da República, o Governo e o parlamento".

Estela Silva / Lusa
30 de Maio de 2021 às 17:20
  • 1
  • ...
"O segredo desta presidência tem sido a procura da estabilidade, a procura da unidade no poder político, a coabitação política entre o Presidente da República, o Governo e o Parlamento, a capacidade de colocar a União Europeia (UE), a unidade política perante as questões europeias, acima de divergências pessoais ou partidárias", sublinhou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa falava em conferência de imprensa conjunta com o Presidente esloveno, Borut Pahor, e alemão, Frank-Walter Steinmeier, após um encontro que durou cerca de 30 minutos entre os três e que precedeu um jantar de trabalho, no castelo de Brdo, a cerca de 30 quilómetros de Ljubljana, no âmbito do trio das presidências do Conselho da União Europeia (UE), de que faz parte a Alemanha, Portugal e a Eslovénia.

Elencando "a rapidez na elaboração do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência, a atenção à transição climática, energética e digital, à qualificação e formação dos mais jovens, e à discriminação no papel da mulher", Marcelo Rebelo de Sousa referiu que se trata de "desafios do futuro, desafios da unidade europeia, feitos numa visão de estabilidade, de unidade de ação, e de colocação do que é fundamental acima do que é acessório".

"Tem sido assim a presidência portuguesa da UE, durante uma pandemia muito difícil, para além da pandemia, herdando da notável presidência alemã um conjunto de caminhos a prosseguir, e deixando, dentro de um mês, à presidência eslovena, que terá de ser uma notável presidência - será certamente uma notável presidência -, uma herança de caminhos fundamentais para a Europa, para os europeus, e para o mundo", sublinhou.

Com o encontro com os seus homólogos esloveno e alemão, Marcelo Rebelo de Sousa deu início à sua visita de três dias à Eslovénia e é o primeiro Presidente da República a visitar o país desde Jorge Sampaio, em abril de 1999.

Inicialmente prevista para 2020, a visita foi adiada para este ano devido à pandemia de covid-19, sendo os principais temas da deslocação a relação entre os dois países e a presidência do Conselho da União Europeia (UE), tendo em conta que a Eslovénia irá suceder a Portugal em julho.

Ainda hoje, Marcelo Rebelo de Sousa irá receber, por volta das 20:00 (19:00 de Lisboa) três representantes da comunidade portuguesa na Eslovénia, no Grand Union Hotel, onde se encontra hospedado.

Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa UE Conselho da União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio