Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inês Sousa Real avança com lista à direção do PAN que conta com 11 novos membros

Sob o lema "As causas primeiro", Inês Sousa Real apresentou hoje a sua lista dos membros à Comissão Política Nacional do PAN, depois de André Silva, atual porta-voz, ter anunciado em março que estava de saída das funções executivas no partido e do lugar de deputado no parlamento, invocando motivos pessoais e a defesa do princípio da limitação de mandatos.

Lusa
26 de Abril de 2021 às 20:45
  • 1
  • ...
A líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza, Inês Sousa Real (na foto), apresentou hoje a lista da sua candidatura à direção do partido, que vai a votos em junho, contando com a deputada Bebiana Cunha em segundo lugar e 11 novos membros.

Sob o lema "As causas primeiro", Inês Sousa Real apresentou hoje a sua lista dos membros à Comissão Política Nacional do PAN, depois de André Silva, atual porta-voz, ter anunciado em março que estava de saída das funções executivas no partido e do lugar de deputado no parlamento, invocando motivos pessoais e a defesa do princípio da limitação de mandatos.

Na lista, enviada à imprensa, Inês Sousa Real avança com 11 nomes novos, mantendo 16 dos 27 membros efetivos ainda em funções na Comissão Política Nacional (direção), entre eles, a deputada à Assembleia da República Bebiana Cunha, que surge em segundo lugar.

Em terceiro candidata-se Pedro Neves, deputado eleito à Assembleia Regional dos Açores, e em quarto Nelson Silva, deputado do PAN na Assembleia Municipal de Odivelas, que vai integrar o grupo parlamentar na Assembleia da República a partir de junho, com a saída de André Silva.

Numa publicação na rede social 'Facebook', a atual líder parlamentar do PAN diz ter escolhido pessoas "fortemente empenhadas e mobilizadas para abraçar este desafio" de renovar o partido. 

"Falamos de um desafio não só ao nível da renovação interna do partido, em que um ciclo se fecha e outro se abre, mas também ao nível daquilo que são as necessidades do país e às quais acreditamos que o PAN consegue, efetivamente, dar respostas", escreveu.

A candidata a porta-voz diz ter consciência de que a atual renovação do partido ocorre num momento "muito complexo para o país", a nível social e económico, que "carece de respostas estruturais", defendendo que o PAN é o único partido com "uma visão integrada, de longo prazo" sobre assuntos como a "educação, saúde, habitação e corrupção".

"Queremos manter-nos fiéis às nossas causas, como sendo o combate à crise climática, a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, a proteção e o bem-estar animal, o combate às desigualdades sociais que ainda persistem, a promoção da inclusão e a erradicação de todas as formas de violência", adiantou Inês Sousa Real.

Num vídeo que acompanha a publicação, Inês Sousa Real salienta que a moção global estratégica se encontra aberta a contributos dos filiados e será apresentada em breve. 

A 20 de março, quando anunciou a sua candidatura, a deputada adiantou que uma das propostas que vai apresentar será a limitação de qualquer porta-voz a três mandatos (seis anos), através de uma alteração aos estatutos do partido.

Na altura, Inês Sousa Real indicou ainda que se for eleita líder do PAN irá pôr à disposição o lugar de líder parlamentar, e, ainda que ressalvando que a decisão terá de ser tomada entre os três deputados do grupo parlamentar, considerou que Bebiana Cunha é a "solução natural" para o lugar, pois "está há mais tempo na Assembleia da República".

Sobre as críticas de membros fundadores à atuação da atual direção, liderada por André Silva e da qual Inês Sousa Real faz parte, a deputada disse que respeita opiniões divergentes e "a génese fundadora" do partido e que se disponibilizou a reunir-se com eles.

À data, a deputada sustentou que um partido "não é algo estanque, é algo que é dinâmico", feito de contributos "que não se esgotam nem nos membros fundadores nem nos porta-vozes".

O VIII Congresso do PAN está marcado para 5 e 6 de junho em Tomar. Dia 30 de abril é a data limite para envio de listas candidatas à Comissão Política Nacional e as moções globais de estratégia. 

Até agora, não é conhecida mais nenhuma lista candidata a este órgão.

Inês Sousa Real é jurista, natural de Lisboa, e foi entre 2014 e 2017 Provedora Municipal dos Animais de Lisboa. Nesse ano, foi candidata à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido eleita para a Assembleia Municipal.

Desde 2019, é deputada do PAN na Assembleia da República, tendo sido eleita presidente do grupo parlamentar.

Ver comentários
Saber mais Assembleia da República Bebiana Cunha Inês Sousa Real Comissão Política Nacional do PAN Bebiana Cunha Pessoas-Animais-Natureza André Silva política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio