Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Incompatibilidade com ministra da Ciência provoca demissão na FCT

Amélia Polónia da Silva, vogal da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) bate com a porta

A ministra Elvira Fortunato anunciou que o financiamento do ensino superior será revisto em 2023.
António Pedro Santos/Lusa
08 de Fevereiro de 2023 às 14:51
  • ...

Amélia Maria Polónia da Silva, vogal da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) apresentou a sua demissão, sabe o Negócios.

Professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e membro da Academia Europaea – The Academy of Europe, Amélia Polónia da Silva resignou ao cargo que ocupava por incompatibilidade com a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Amélia Polónia da Silva durou apenas sete meses no conselho diretivo FCT, entidade que é liderada por Maria Madalena dos Santos Alves. Além da professora catedrática demitiram-se igualmente três diretores de serviço deste instituto público por razões que não foi ainda possível apurar,

Fontes contactadas pelo Negócios descrevem a situação no setor da ciência como "inenarrável", sendo que os problemas no ministério liderado por Elvira Fortunato já terão sido abordados no seio do grupo parlamentar do PS.

A FCT é a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento. O conselho diretivo este instituto é composto por quatro elementos, precsidente, vice-presidente e dois vogais.

Refira-se que esta segunda-feira, Joana Mendonça, anunciou a sua demissão da ANI – Agência Nacional para o Investimento, cuja tutela é repartida entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Ministério da Economia, alegando uma "crescente dificuldade de receber orientações da tutela".

(Notícia atualizada às 16.35 com informação sobre os diretores de serviço)

Ver comentários
Saber mais FCT Elvira Fortunato ciência Amélia Polónia da Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio